- Professor - 2016
Questão 28
28
Q818781
Legislação dos Órgãos Legislação Aplicada - MEC
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2016
Banca: Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA - CONSULPLAN
Prova: CONSULPLAN - Prefeitura de Venda Nova do Imigrante - Professor
De acordo com os PCNs, a consideração do tempo como variável que interfere na construção da autonomia permite ao professor criar situações em que o aluno possa progressivamente controlar a realização de suas atividades. Por meio de erros e acertos, o aluno toma consciência de suas possibilidades e constrói mecanismos de autorregulação que possibilitam decidir como alocar seu tempo. Por essa razão, são importantes as atividades em que:
A
O professor planeje e seja um orientador do trabalho, cabendo aos alunos a execução, o que os levará a decidir e a vivenciar o resultado das decisões do professor sobre o uso do tempo.
B
O professor seja somente um orientador do trabalho, cabendo aos alunos o planejamento e a execução, o que os levará a decidir e a vivenciar o resultado de suas decisões sobre o uso do tempo.
C
Os alunos definam claramente as atividades, estabeleçam a organização em grupos, disponibilizem recursos materiais adequados e definam o período de execução previsto, dentro do qual serão livres para tomar suas decisões.
D
O professor seja somente um orientador do trabalho, cabendo aos alunos arbitrar livremente a respeito de como e quando atuar na escola. A vivência do controle do tempo pelos alunos se insere dentro de limites impostos pelo calendário escolar.