SES ES - Enfermeiro - 2013
Questão 58
58
Q645211
Enfermagem Saúde da Criança
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2013
Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB - CESPE CEBRASPE
Prova: CESPE CEBRASPE - SES ES - Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo - Enfermeiro

Um exame físico completo no recém-nascido deve ser realizado na primeira consulta de puericultura. É consenso que o exame físico e seus achados devem ser descritos e compartilhados com os pais, como forma de facilitar-lhes a percepção das necessidades do bebê. A respeito do exame físico no recém-nascido, assinale a opção correta.

A

O perímetro cefálico com medidas acima ou abaixo de dois desvios-padrão (< !2 ou > +2 escores “z”) pode estar relacionado a doenças neurológicas, como microcefalia (de causa genética ou ambiental) e hidrocefalia, o que exige, portanto, melhor avaliação e encaminhamento.

B

Secreção purulenta nos olhos evidencia conjuntivite e é importante descartar a infecção por gonococo, clamídia ou por vírus da herpes. A conduta correta é aguardar quarenta e oito horas para verificar a involução do quadro.

C

Se o abdome estiver dilatado, o achado pode sugerir presença de líquido, distensão gasosa, visceromegalias e, se o abdome estiver escavado, isso pode indicar obstrução ou perfuração abdominal.

D

Deve-se examinar as fontanelas: a fontanela anterior mede cerca de 0,5 cm, tem forma losangular, fecha-se do nono ao décimo oitavo mês e não deve estar fechada no momento do nascimento. A fontanela posterior é triangular, mede de 1 cm a 4 cm e fecha-se até o segundo mês.

E

O exame da flexibilidade do pé ajuda na diferenciação, sendo desnecessário encaminhar a criança ao ortopedista.