Questões de Concurso de Ferramentas de Gestão da Qualidade - Administração Pública

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 957972

Concurso STM Técnico Judiciário - Área: Administrativa 2017

Questão 72

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

A respeito da reforma do Estado, da excelência na gestão dos serviços públicos e das diferenças entre a gestão pública e a gestão privada, julgue os seguintes itens. A participação social da população beneficiária na formulação, no acompanhamento, na avaliação e no controle dos serviços sociais diretos, prestados pelo Estado, constitui prática de excelência na gestão de serviços públicos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 915969

Concurso ARTESP Especialista em Regulação de Transporte I - Área Gestão Pública 2017

Questão 45

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

A excelência nos serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade. O modelo de excelência adotado pela Fundação Nacional de Qualidade – FNQ, em sua adaptação ao setor público, encontra-se alicerçado no binômio:
  • A. Participação do cliente-cidadão e adoção das práticas de gestão burocráticas próprias da administração.
  • B. Princípios constitucionais da Administração pública e fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea.
  • C. Objetivos almejados e recursos orçamentários existentes para seu atingimento.
  • D. Treinamento dos servidores e avaliação da efetividade das políticas públicas.
  • E. Orçamento orientado para resultados e premiação das melhores práticas de gestão.

Questão de Concurso - 816766

Concurso TRT 9 Técnico Judiciário - Área: Administrativa 2015

Questão 54

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Médio

Considerando o conceito de gestão da qualidade e busca da excelência nos serviços públicos, o denominado pensamento sistêmico corresponde
  • A. a um dos critérios de excelência propostos pela Fundação Nacional da Qualidade, relacionado com a interdependência entre a organização e seus componentes internos, bem como com o ambiente externo.
  • B. ao principal fundamento do modelo de excelência adotado pelo GesPública, focado em inovação e empreendedorismo público.
  • C. ao princípio básico da atuação administrativa voltada para resultados, ainda que não explicitado por nenhuma entidade de referência ou programa específico.
  • D. a um dos fundamentos do Programa de Qualidade no Serviço Público, com foco na eficiência dos processos e redução dos custos para a produção dos serviços.
  • E. à premissa adotada na Reforma Gerencial do Estado como referência para o Plano de Reestruturação e Melhoria da Gestão, pautada na integração e redução de redundâncias.

Questão de Concurso - 1205786

Concurso CRN 2 Secretária Administrativa 2019

Questão 88

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Médio

Acerca de atendimento ao público e de atendimento telefônico, julgue os itens de 87 a 90.

Atender o cidadão significa dar e prestar atenção, bem como acatar ou levar em consideração uma pessoa que adquira um produto ou um serviço. Já o tratameto é a forma como o servidor lida com o cidadão. Assim, os conceitos de atendimento e de tratamento podem ser considerados como sinônimos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1205787

Concurso CRN 2 Secretária Administrativa 2019

Questão 89

Instituto Quadrix (Quadrix )

Nível Médio

Acerca de atendimento ao público e de atendimento telefônico, julgue os itens de 87 a 90.

Tanto o atendimento quanto o tratamento, quando bem realizados, podem contribuir para uma boa imagem da organização, já que, se o cidadão for bem tratado e tiver suas expectativas atendidas, fará uma boa propaganda para a empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 1185262

Concurso TJ PA Auxiliar Judiciário 2019

Questão 13

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Médio

A respeito do papel dos gestores públicos no que se refere à excelência nos serviços prestados, julgue os itens a seguir.

I O gestor público deve apreender novos mecanismos de atuação profissional e adaptá-los, se necessário, para melhorar a sua eficácia administrativa.

II Compromisso, responsabilidade e envolvimento constituem fatores que devem determinar o comportamento de um gestor público frente à máquina administrativa na busca por resultados concretos.

III Gestão orientada à geração de resultados garante a obtenção de serviços de excelência para a coletividade.

Assinale a opção correta.

  • A.

    Apenas o item II está certo.

  • B.

    Apenas o item III está certo.

  • C.

    Apenas os itens I e II estão certos.

  • D.

    Apenas os itens I e III estão certos.

  • E.

    Todos os itens estão certos.

Questão de Concurso - 725133

Concurso MEC Especialista em Processos de Negócios 2014

Questão 95

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os seguintes itens relativos à gestão de desempenho no setor público. Toda instituição pública deve seguir o Plano-Padrão de Melhoria da Gestão (PPMG) para responder às oportunidades de melhorias identificadas durante a autoavaliação, haja vista que os critérios de avaliação são prescritivos em termos de métodos, técnicas e ferramentas.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 713840

Concurso TCU Auditor Federal de Controle Externo 2013

Questão 172

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Julgue os próximos itens, relativos à excelência no serviço público. Rigor às normas e procedimentos, foco nos objetivos e hierarquização são ações fundamentais a serem tomadas pelo Estado na busca pela excelência nos serviços públicos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 571597

Concurso ANAC Analista Administrativo 2012

Questão 61

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue os itens de 60 a 65.

Mediante contrato de gestão estabelecido entre o Estado e os órgãos estatais, são criados controles normativos burocráticos cujo foco é o acompanhamento das atividades desenvolvidas pelo órgão estatal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Questão de Concurso - 571598

Concurso ANAC Analista Administrativo 2012

Questão 62

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue os itens de 60 a 65.

O modelo de excelência gerencial em gestão pública não contempla entre seus critérios de avaliação organizacional a liderança.

  • C. Certo
  • E. Errado