Imagem de fundo

Mesmo que você tenha tomado cuidados para elaborar a senha do seu e-mail e utilizado me...

Mesmo que você tenha tomado cuidados para elaborar a senha do seu e-mail e utilizado mecanismos de gerenciamento, podem ocorrer casos, por diversos motivos, de você perdê-la. Para restabelecer o acesso perdido, alguns sistemas disponibilizam recursos como:

1. permitir que responda a uma pergunta de segurança previamente determinada por você;

2. enviar a senha, atual ou uma nova, para o e-mail de recuperação previamente definido por você;

3. confirmar suas informações cadastrais, como data de aniversário, país de origem, nome da mãe, números de documentos etc;

4. apresentar uma dica de segurança previamente cadastrada por você;

5. enviar por mensagem de texto para um número de celular previamente cadastrado por você.

Todos estes recursos podem ser muito úteis, desde que cuidadosamente utilizados, pois assim como podem permitir que você recupere um acesso, também podem ser usados por atacantes que queiram se apossar da sua conta. Dentre os cuidados que você deve tomar ao usá-los estão os listados abaixo. Assinale o INCORRETO.

A

Ao receber senhas por e-mail procure apagar o e-mail o mais rápido possível. Muitos sistemas enviam as senhas em texto claro, ou seja, sem nenhum tipo de criptografia e elas podem ser obtidas caso alguém tenha acesso à sua conta de e-mail. Eliminar o e-mail vai resolver este problema.

B

Cadastre uma dica de segurança que seja vaga o suficiente para que ninguém mais consiga descobri-la e clara o bastante para que você consiga entendê-la. Exemplo: se sua senha for "LuaSol78”, pode cadastrar a dica "Uma das notas musicais", o que o fará se lembrar da palavra "Sol" e se recordar da senha.

C

Seja cuidadoso com as informações que você disponibiliza em blogs e redes sociais, pois podem ser usadas por atacantes para tentar confirmar os seus dados cadastrais, descobrir dicas e responder perguntas de segurança.

D

Procure cadastrar um e-mail de recuperação que você acesse regularmente, para não esquecer a senha desta conta também.

E

Preste muita atenção ao cadastrar o e-mail de recuperação para não digitar um endereço que seja inválido ou pertencente a outra pessoa. Para evitar isto, muitos sites enviam uma mensagem de confirmação assim que o cadastro é realizado. Tenha certeza de recebê-la e de que as eventuais instruções de verificação tenham sido executadas.