Imagem de fundo

Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por...


Hoje, o Rio Grande do Sul parece ser, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados. Mas não foi sempre assim. [...] a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores... (1o parágrafo)

Mantendo-se a lógica, os segmentos acima estão corretamente reescritos em um único período em:

A

Nem sempre, conquanto pareça, o Rio Grande do Sul teria sido, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados: haja visto que, a comunicação era muito mais fácil nos anos anteriores.

B

À medida que, artisticamente, a comunicação era bem mais fácil nos anos anteriores, o Rio Grande do Sul, parece hoje uma ilha cercada de silêncio, por todos os lados, onde se vê-se que não foi sempre assim.

C

Embora hoje se tenha a impressão de que o Rio Grande do Sul seja, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados, não foi sempre assim: nos anos anteriores, a comunicação era muito mais fácil.

D

O Rio Grande do Sul, hoje parece constituir uma ilha cercada de silêncio, por todos os lados, artisticamente; entretanto, nem sempre fora dessa maneira, uma vez que nos anos anteriores, a comunicação era bem mais fácil.

E

Conforme se constata, o Rio Grande do Sul, que nem sempre fora, artisticamente, uma ilha cercada de silêncio por todos os lados, apesar de lhe parecer; era muito mais fácil a comunicação nos anos anteriores.