Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Texto Reescrita de frases e parágrafos do texto

Diante de cada fragmento entre aspas abaixo, encontra-se, destacado, um fragmento reescrito correspondente. Assinale a alternativa que apresenta uma reescrita que não compromete a correção gramatical do texto.
  • A. “Se restava alguma dúvida quanto à credibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ela foi desfeita depois que a Justiça Federal concedeu liminar prorrogando por seis dias o prazo de inscrições somente nas universidades federais situadas no Estado do Rio de Janeiro.”: A Justiça Federal concedeu liminar prorrogando por seis dias o prazo de inscrições somente nas universidades federais situadas no Estado do Rio de Janeiro porque a credibilidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção foi desfeita.
  • B. “O Inep chegou a reconhecer que o sistema de informática não foi planejado para atender à demanda, mas afirmou que ele estava imune a erros e riscos de manipulação.”: Embora o Inep tenha chegado a reconhecer que o sistema de informática não foi planejado para atender à demanda, afirmou que ele estava imune a erros e a riscos de manipulação.
  • C. “Com isso, a confusão aumentou ainda mais, pois o sistema de informática do Ministério da Educação (MEC) não está preparado para ‘isolar’ os estudantes fluminenses.”: Como os estudantes fluminenses foram isolados no sistema de informática do Ministério da Educação (MEC), a confusão aumentou ainda mais.
  • D. “Em vez de cobrar eficiência e corrigir os problemas de gestão da máquina do MEC [...], a presidente do Inep [...] quer ampliar ainda mais a burocracia.”: A presidente do Inep quer cobrar eficiência e corrigir os problemas de gestão da máquina do MEC [...], que pretende ampliar ainda mais a burocracia.
  • E. “Como ocorreu em 2009, para aplacar críticas, a cúpula do MEC substituiu o presidente do Inep.”: O presidente do Inep foi substituído em 2009 para aplacar as críticas da cúpula do MEC.