Questão 914208 - Equivalência, substituição, reorganização e transformação de palavras ou trechos do texto

Concurso: Ministério das Cidades 2013

Cargo: Agente Administrativo

Banca: Cetro Concursos Públicos (CETRO)

Nível: Médio

Língua Portuguesa Compreensão e Interpretação de Texto Reescrita de frases e parágrafos do texto Equivalência, substituição, reorganização e transformação de palavras ou trechos do texto

Considerando o 2º e o 3º parágrafos do texto e as orientações da prescrição gramatical no que se refere a textos escritos na modalidade padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta.
  • A. No 3º parágrafo, é possível substituir “aspirantes ao mesmo galardão” por “que aspiram ao mesmo galardão”, sem que isso represente prejuízo para o sentido ou para a correção gramatical do texto.
  • B. No 3º parágrafo, as vírgulas que isolam a oração “que está proibido” são opcionais, portanto retirá-las não implicaria nenhuma alteração no sentido do parágrafo.
  • C. Se os termos destacados em “substituir o ódio” e “verificam as propriedades estimulantes” fossem substituídos por pronomes oblíquos átonos, teríamos, respectivamente, as formas “substituí-lo” e “verificam-as”.
  • D. Se o termo “diversos motoristas”, no início do 3º parágrafo, fosse substituído por “um motorista”, seria necessário passar apenas mais dois termos desse parágrafo para o singular, a fim de manter correta a concordância.
  • E.  Na expressão: “bramia aquele agraciado”, no 2º parágrafo, os termos destacados significam, respectivamente, “clamava” e “agradecido”.