Imagem de fundo

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tr...

Levando em consideração o texto como um todo e as orientações da gramática normativa tradicional, assinale a alternativa correta a respeito das afirmações do primeiro e do segundo parágrafos.

A

Infere-se que a indisciplina revela uma contradição inerente ao cotidiano escolar dos nossos dias: um novo modelo de aluno em conflito com escolas ainda pouco democráticas, de caráter elitista e conservador.

B

Nos trechos: “democratização política do país” e “desmilitarização das relações sociais”, no segundo parágrafo, os termos destacados são resultado da regência dos substantivos abstratos de ação que os precedem e expressam os agentes das ações representadas por esses substantivos.

C

A oração “Temos diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico” pode ser reescrita da seguinte maneira, sem que ocorra erro gramatical ou prejuízo semântico: “Há diante de nós um novo aluno, um novo sujeito histórico”.

D

No trecho: “um novo sujeito histórico mas, em certa medida, guardamos como padrão pedagógico a imagem”, a segunda ocorrência da vírgula é obrigatória, devido à utilização da conjunção coordenativa “mas”.