Questões de Concurso de Semelhanças de Triângulos - Matemática

Ver outros assuntos dessa disciplina Navegar questão a questão

Questão de Concurso - 1043916

Concurso TJ SP Enfermeiro Judiciário 2019

Questão 92

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Ao realizar caminhadas, um atleta quer que sua trajetó ria forme triângulos equiláteros. Ele inicia no ponto A e percorre três etapas de 15 metros e completa o primeiro triângulo equilátero (ver Figura 1). O atleta continua, na mesma direção e sentido, outros 15 metros e dessa maneira, ele considera que já percorreu o primeiro lado do segundo triângulo equilátero, agora com medida do lado igual a 30 metros (15 + 15, ver na Figura 2). Observe que parte do primeiro lado do segundo triângulo é o mesmo que o terceiro lado do primeiro triângulo. Ele faz mais duas etapas de 30 metros e completa o segundo triângulo equilátero (ver Figura 3).

Para realizar essa caminhada, até agora, o atleta já caminhou 120 metros. Cada vez que completa um novo triângulo equilátero ele continua caminhando mais 15 metros, na mesma direção e sentido, e esse lado fica sendo o primeiro lado do novo triângulo equilátero.

O atleta continua caminhando dessa maneira até completar, exatamente, o sexto triângulo equilátero. A distância total caminhada pelo atleta foi de

  • A. 720 metros.
  • B. 750 metros.
  • C. 780 metros.
  • D. 800 metros.
  • E. 830 metros.

Questão de Concurso - 1168492

Concurso Auditor Pleno 2018

Questão 35

Instituto Excelência

Nível Superior

A sombra de uma árvore de 2m de altura mede 70 cm. Nesse mesmo instante, Lucas verificou que a sombra de uma pessoa de 1,60m que está ao lado da árvore, mede 0, 050 dam. Passando-se uma hora, ele voltou a verificar e percebeu que a sombra da pessoa diminuiu 20cm, daí a sombra da árvore passou a ser de:

  • A.

    50 cm.

  • B.

    40 cm.

  • C.

    42 cm.

  • D.

    Nenhuma das alternativas.

Questão de Concurso - 1079013

Concurso IFFAR Assistente Administrativo 2016

Questão 13

Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS)

Nível Médio

A seguir, assinale a alternativa correta.

  • A.

  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Questão de Concurso - 1130440

Concurso Prefeitura de Maragogi Auxiliar de Serviços Educacionais 2019

Questão 35

Instituto de Desenvolvimento Humano e Tecnológico (IDHTec)

Nível Fundamental

Sobre semelhança entre figuras geométricas planas, a única alternativa falsa entre as seguintes é:

  • A.

    Todas as circunferências são semelhantes.

  • B.

    Todos os triângulos isósceles são semelhantes.

  • C.

    Todos os quadrados são semelhantes.

  • D.

    Todos os triângulos de ângulos internos iguais são semelhantes.

  • E.

    Todos os triângulos de lados iguais são semelhantes.

Questão de Concurso - 1104368

Concurso

Questão 30

Nível

Um professor de matemática e seu aluno conversavam no horário do intervalo da aula no pátio do colégio sobre a possibilidade de determinar a altura de um poste sem que se subisse nele e utilizando apenas um barbante e uma fita métrica. A figura abaixo ilustra o esquema feito com as medidas encontradas:

Ao realizar os cálculos, o aluno encontrou a medida da altura do poste, em m, de:

  • A.

    1,80

  • B.

    2,00

  • C.

    2,20

  • D.

    2,40

  • E.

    2,60

Questão de Concurso - 1067025

Concurso PM SP Polícia Militar - Área Tecnólogo de Administração 2011

Questão 64

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

  • A. 18
  • B. 17,5
  • C. 17
  • D. 16,5
  • E. 16

Questão de Concurso - 1072762

Concurso ESPCEX Cadete - Prova de Matemática 2011

Questão 13

Exército Brasileiro (Exército)

Nível Médio

Considere o triângulo ABC abaixo, retângulo em C, em que BÂC=30°. Nesse triângulo está representada uma sequência de segmentos cujas medidas estão indicadas por L1, L2, L3, ....., Ln, em que cada segmento é perpendicular a um dos lados do ângulo de vértice A. O valor

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Questão de Concurso - 1097844

Concurso Professor II de Ensino Fundamental Matemática 2015

Questão 40

Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Nível Superior

  • A.

    0,5 centímetros.

  • B.

    1,5 centímetros.

  • C.

    2 centímetros.

  • D.

    1 centímetro.

Questão de Concurso - 1065575

Concurso PM BB Aluno Oficial/Aspirante a Soldado - PM 2010

Questão 34

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Médio

Na figura, os valores de x e y são:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Questão de Concurso - 1085571

Concurso Mecânico de Máquinas Leves 2012

Questão 13

Consultoria e Planejamento em Administração Pública LTDA (CONSULPLAN)

Nível Fundamental

Na figura a seguir, os segmentos AB e CD são paralelos e AB mede 150 cm, CE = 100 cm e CD = 75 cm. A medida do segmento AE é igual a

  • A.

    175 cm

  • B.

    250 cm

  • C.

    50 cm

  • D.

    300 cm

  • E.

    200 cm