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A profissionalização do ensino, segundo Tardif, busca renovar os fundamentos epistemoló...

A profissionalização do ensino, segundo Tardif, busca renovar os fundamentos epistemológicos do ofício do professor. Por epistemologia da prática profissional, o autor define o estudo do conjunto dos saberes utilizados realmente pelos profissionais em seu espaço de trabalho cotidiano para desempenhar todas as suas tarefas. Para o autor, os saberes profissionais docentes são

I. temporais: provêm da história de vida e da experiência escolar, da experiência prática inicial e daquela desenvolvida ao longo da carreira.

II. plurais: provêm de diversas fontes, são variados e heterogêneos, são ecléticos e sincréticos, têm certa unidade pragmática.

III. personalíssimos: apropriados, incorporados e subjetivados a partir dos saberes universitários adquiridos na formação inicial.

IV. situados: provêm da aplicação prática dos conhecimentos científicos.

V. objeto do trabalho docente, uma vez que seres humanos; envolvem sensibilidade, discernimento e ética.

Está correto APENAS o afirmado em

A
I, II e IV.
B
I, II e V.
C
II, III e IV.
D
II, III e V.
E
IV e V.