Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Construção do conhecimento

Quando o tema é Princípios e Finalidades da Educação Escolar Pública, são numerosas, e valiosas, as contribuições de Paulo Freire, como as que estão contidas no livro Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa (2011). Nas palavras de Freire, nos itens “Ensinar exige pesquisa” e “Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos”, “pensar certo, em termos críticos, é uma exigência que os momentos do ciclo gnosiológico vão pondo à curiosidade que, tornando-se mais e mais metodicamente rigorosa, transita da ingenuidade para o que venho chamando ‘curiosidade epistemológica’ ”.

Essa transição implica o compromisso do educador “com

  • A.

    o ensino de todo o conteúdo programado”.

  • B.

    o combate às falsas visões ideológicas”.

  • C.

    a consciência crítica do educando”.

  • D.

    a memorização do que foi ensinado”.

  • E.

    a eliminação do senso comum”.