Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Construção do conhecimento

Para a Mestra em Educação Regina Lúcia Barros Leal da Silveira Universidade de Fortaleza/ UNIFOR, é imprescindível que os jovens aprendam com os outros. Mas, para isso é necessário estabelecer a ruptura com o aulismo restrito, com um ensino alienante e alienado, utilizando- se de um discurso e uma pratica atualizada: transversalizada, complexa, interdisciplinarizada, integrada aos conteúdos críticos. O aluno é um grande mobilizador de energia e o encontro geracional do educador e educando, ambos em consonância de objetivos, metas e compromisso, podem reverter um cenário do ensino aprendizagem, onde o aluno é um sujeito passivo. Pensar em experiências de aprendizagem como um dos caminhos essenciais a formação do aluno exige competências e compromissos do professor que, dentre estas podemos destacar:

I. Ter condições de fazer a leitura contextualizada e propiciar ao aluno a interdisciplinaridade do conhecimento. Construir conhecimentos numa perspectiva do novo, do desafiador.

II. Falar das diferenças de oportunidades, das demandas do mundo do trabalho, da competitividade, do empreendedorismo. Mas, falar também e muito mais, da ética, das lutas e da desigualdade.

III. Buscar a resolução dos problemas, colocar o aluno diante de desafios cognitivos, problematizações, representações do imaginário coletivo; desfazer e descontruir conhecimento para reconstrui-lo através de questões partilhadas em sala, ligar os problemas menores às grandes questões universais, planetárias.

IV. Adquirir resistência aos embates diários nos cenários de sala de aula, trabalhando com as diferenças, administrando os diversos níveis, avaliando continuamente sua prática ser capaz de refletir sobre o seu saber - fazer, na perspectiva de propiciar aulas alegres, sérias, exigentes, utilizando diferentes métodos e técnicas, jogos e dinâmicas, saberes e linguagens, e códigos.

V. Acreditar na esperança, no sendo, no devir, no mudar, na transformação, partilhando com os alunos, os companheiros de profissão, das decisões em sala, construindo normas e limites no processo da co-gestão.

Assinale a alternativa correta quanto às Competências e Compromissos do educador em relação à formação do aluno.

  • A. As alternativas (I, II, III, IV, V) estão corretas.
  • B. Somente as alternativas (I, II, IV) estão corretas.
  • C. As alternativas (III, V) estão incorretas.
  • D. Somente a alternativa (III) está incorreta.