Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

A complexidade do processo de aprendizagem dificulta, na avaliação, o estabelecimento de instrumentos e procedimentos indicadores do real desenvolvimento dos alunos como um todo, nos diferentes aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Considerando os procedimentos e instrumentos de avaliação, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) As formas de registro qualitativo escrito permitem que os professores comparem os saberes alcançados em diferentes momentos da trajetória vivenciada.


( ) O uso de portfólios, sob a orientação dos professores, leva os alunos a analisar suas próprias produções, refletindo sobre os conteúdos aprendidos e sobre os que falta aprender, visualizando seus próprios percursos.


( ) A prova constitui no único instrumento de avaliação que serve para diagnosticar os avanços, assim como as lacunas na aprendizagem e nos fornece dados mais controlados e sistemáticos sobre o domínio dos saberes.


( ) Através da autoavaliação, os alunos refletem sobre os próprios conhecimentos e sobre estratégias de aprendizagem, de modo a redefinirem os modos de estudar e de se apropriar dos saberes.


( ) Os conselhos de classe constituem um momento, um espaço da avaliação do processo pedagógico na busca de alternativas para superação dos problemas educativos da escola.


A sequência está correta em



  • A.

    F, V, V, V, F

  • B.

    V, V, F, V, V

  • C.

    F, V, F, V, F

  • D.

    V, V, V, F, V

  • E.

    V, F, F, V, V