Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Leia o texto para responder às questões de números 45 e 46.


Na obra Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens, Fernandes (2008) examina duas das tradições que têm predominado na literatura referente à avaliação da aprendizagem dos alunos: a francófona e a anglo-saxônica. São perspectivas que diferem em vários aspectos, dentre os quais, destaca-se o feedback.

Para os francófonos, “o feedback é um elemento a considerar sem que, no entanto, ocupe o lugar de destaque que lhe é atribuído pelos autores anglo-saxônicos”. Os francófonos sustentam que “a presença do feedback não garante, por si só, uma adequada orientação para as aprendizagens e que estas são influenciadas por outros fatores importantes”. Entre esses fatores, o autor cita, como exemplo, a natureza das tarefas e

  • A.

    o grau de aceitação destas por parte dos alunos.

  • B.

    a importância que a sociedade atribui a cada uma delas.

  • C.

    a interação entre os alunos no processo de aprendizagem.

  • D.

    a flexibilidade dos horários dedicados ao estudo dos alunos.

  • E.

    os processos de regulação utilizados por professores e alunos.