Questão 1138312 - Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Concurso: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SP (SME/SP) 2019
Cargo: Coordenador Pedagógico
Banca: Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)
Nível: Superior
Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem
Leia o texto para responder às questões de números 45 e 46.
Na obra Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens, Fernandes (2008) examina duas das tradições que têm predominado na literatura referente à avaliação da aprendizagem dos alunos: a francófona e a anglo-saxônica. São perspectivas que diferem em vários aspectos, dentre os quais, destaca-se o feedback.
Para os francófonos, o feedback é um elemento a considerar sem que, no entanto, ocupe o lugar de destaque que lhe é atribuído pelos autores anglo-saxônicos. Os francófonos sustentam que a presença do feedback não garante, por si só, uma adequada orientação para as aprendizagens e que estas são influenciadas por outros fatores importantes. Entre esses fatores, o autor cita, como exemplo, a natureza das tarefas e
-
A.
o grau de aceitação destas por parte dos alunos.
-
B.
a importância que a sociedade atribui a cada uma delas.
-
C.
a interação entre os alunos no processo de aprendizagem.
-
D.
a flexibilidade dos horários dedicados ao estudo dos alunos.
-
E.
os processos de regulação utilizados por professores e alunos.