Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

A consciência se reflete na palavra como o sol em uma gota de água. A palavra está para a consciência como o pequeno mundo está para o grande mundo, como a célula viva está para o organismo, como o átomo para o cosmo. Ela é o pequeno mundo da consciência. A palavra consciente é o microcosmo da consciência humana.

Segundo Vygotsky,

  • A.

    o pensamento e a linguagem são a chave para a compreensão da natureza da consciência humana.

  • B.

    o desenvolvimento da linguagem e do pensamento representam funções isoladas, que permitem a construção da consciência.

  • C.

    o pensamento e a linguagem são concebidos como dois processos em relação externa entre si, como duas forças independentes e formadoras da consciência.

  • D.

    o significado da palavra é um fenômeno do pensamento que gera por si, a consciência.

  • E.

    a palavra é independente do pensamento, pois ela e seu significado não estão no campo do desenvolvimento e da formação da consciência.