Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem

Com referência a habilidades e competências, assinale a opção correta.

  • A.

    A partir do desenvolvimento do conceito de inteligência emocional, foram abandonadas as discussões, em psicologia, acerca do quociente de inteligência (QI), passando o foco das discussões para competências e habilidades em cada área de conhecimento. Vygotsky foi um dos pioneiros nesse assunto, ao apresentar a teoria da zona de desenvolvimento proximal.

  • B.

    Conforme a teoria desenvolvida por Phelipe Perreoud, habilidades são conjuntos de comportamentos referidos ao saber fazer. Competências são agrupamentos de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das habilidades adquiridas em situações diversas.

  • C.

    De acordo com Paulo Freire, é necessário o domínio de competências para ensinar; assim, o educador tem como missão o saber fazer da melhor maneira possível, pois a ele compete ensinar de forma clara e objetiva para que a aprendizagem do aluno seja bem fundamentada.

  • D.

    De acordo com Piaget, as competências são conjuntos de comportamentos relacionados ao saber fazer, enquanto habilidades são agrupamentos desses conhecimentos, competências e atitudes correlacionados, ou seja, a aplicação das competências adquiridas em situações diversas.