Imagem de fundo

Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças. I. Na passagem dos ...

Leia os seguintes itens sobre o desenvolvimento físico de crianças.

I. Na passagem dos 3 para os 4 anos de idade, o corpo da criança experimenta maior segurança no equilíbrio, desenvolve-se uma maior consciência de movimentos (vertical e horizontal) e possui aptidões para correr, saltar e brincar no velocípede.

II. Aos 4 anos, as crianças usam as mãos e os pés para subirem nos brinquedos dos parques, desenvolvem a capacidade para vestir-se sozinhas, fazer o asseio corporal (escovar os dentes, pentear-se), são curiosas e exercitam os rabiscos em todas as direções.

III. Aos 5 anos, as capacidades sensório-motoras potencializam- se e buscam objetivos concretos, pulam corda, sobem em árvores e até andam de bicicleta, começam a fazer uso do desenho para exprimir pensamentos e manipulam o lápis com segurança.

IV. Na passagem dos 5 para os 6 anos, inicia-se um processo de alteração da fisionomia, bem como a substituição da dentição de leite pela definitiva, a coordenação motora se acentua, ocorre um crescimento físico regular mas lento e sentem grande interesse por atividades físicas, como correr, pular e andar de bicicleta.

V. Entre os 3 e 4 anos de idade, ocorre intensa atividade sensorial e motora evidenciada pela imitação dos movimentos observados, essa fase é marcada pela espontaneidade e a capacidade do equilíbrio acentua-se.

Está correto o que se afirma em

A

I, IV e V, apenas.

B

II, III e V, apenas.

C

III, IV e V, apenas.

D

I, II, III e IV, apenas.

E

I, II, III, IV e V.