Imagem de fundo

É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso i...

É preciso que a Educação Infantil oportunize a manipulação de objetos como um recurso indispensável para a compreensão e construção do número, como expressão de quantidade e de numeral como indicação de número. Em relação a esse assunto, analise as assertivas abaixo.

I. A criança, inicialmente, precisa interagir com os objetos, estabelecer relações entre eles, em função de suas qualidades (relação de semelhanças e diferenças) e qualificar coleções para, posteriormente, ser capaz de realizar a operação mental que parte das noções ou proposições simples para as mais complexas ou das partes para o todo, que permitem a consolidação da estrutura do número.

II. A criança, inicialmente, não precisa utilizar os números para não se confundir enquanto ainda não está completamente apta a trabalhar com eles.

III. A criança, inicialmente, deve entender que o número é alguma coisa que cada ser humano constrói através da criação e coordenação das relações.

IV. Esta afirmação permite perceber que os alunos não precisam tanto de respostas aprendidas e de memorização, mas, sim, de flexibilidade operatória de seus esquemas de assimilação.

É correto o que se afirma em

A

I, II, III e IV.

B

I e II, apenas.

C

III e IV, apenas.

D

I, III e IV, apenas.