Imagem de fundo

Os pensadores pós-modernos lutam hoje contra o paradigma da modernidade que enfatiza a ...

Os pensadores pós-modernos lutam hoje contra o paradigma da modernidade que enfatiza a fragmentação e a hiperespecialização das ciências, desconhecendo o tecido complexo do mundo (interações múltiplas na construção e transformação da realidade). Sobre essa premissa afirma-se que

I. o novo paradigma em desenvolvimento – paradigma pós-moderno – tem a complexidade, a interação e a continuidade em aberto como características essenciais de sua estrutura.

II. a visão linear de conhecimento é preservada, acrescentando-se a ela a perspectiva de desenvolver múltiplas possibilidades de conexões e relações (relações lógicas, analógicas, intuitivas, causais, não-causais, afetivas, estéticas).

III. a fragmentação do conhecimento curricular é questionada, frente à necessidade de integrar os conhecimentos, tendo em vista a formação de um pensamento capaz de considerar a situação humana no âmago da vida, na terra, no mundo e enfrentar os grandes desafios de nossa época.

IV. o caráter disciplinar do ensino formal dificulta a aprendizagem do aluno, não estimula, o desenvolvimento da inteligência, resolver problemas e estabelecer conexões entre os fatos, conceitos, isto é, de pensar sobre o que está sendo estudado.

Estão CORRETAS as afirmativas

A
I, II e III apenas.
B
II, III e IV apenas.
C
I, III e IV apenas.
D
I, II e IV apenas.