Questões de Concurso de A Educação como Processo de Construção Histórica - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1175804

Concurso

Questão 45

Nível

Nos estudos sobre Educação do século XXI, tem-se refletido sobre as diferenças conceituais nas abordagens educacionais. A respeito do tema, correlacione as colunas a seguir:




A associação correta é

  • A.

    1a – 2b – 3c – 4e – 5d.

  • B.

    1b – 2a – 3d – 4e – 5c.

  • C.

    1c – 2d – 3e – 4a – 5b.

  • D.

    1d – 2e – 3a – 4b – 5c.

  • E.

    1c – 2b – 3d – 4a – 5e.

Questão de Concurso - 1176557

Concurso IFBA Professor de Ensino Básico,Técnico e Tecnológico - Área: Pedagogia 2019

Questão 46

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

A educação é, por suas origens, seus objetivos e funções um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma sociedade historicamente determinada. Assim sendo, analise as assertivas abaixo:

I. A educação é um processo constante na história de todas as sociedades; ela é a mesma em todos os tempos e todos os lugares, e se acha vinculada ao projeto de homem e de sociedade que se quer ver emergir através do processo educativo.

II. A educação é, portanto, um processo social que se enquadra numa concepção determinada de mundo, a qual estabelece os fins a serem atingidos pelo ato educativo em consonância com as ideias dominantes numa dada sociedade.

III. O fenômeno educativo não pode ser, pois, entendido de maneira fragmentada, ou como uma abstração válida para qualquer tempo e lugar, mas sim, como uma prática social, situada historicamente, numa realidade total, que envolve aspectos valorativos, culturais, políticos e econômicos, que permeiam a vida total do homem concreto a que a educação diz respeito.

Assinale

  • A.

    se somente a assertiva I estiver correta.

  • B.

    se todas as assertivas estiverem corretas.

  • C.

    se somente as assertivas I e II estiverem corretas.

  • D.

    se somente as assertivas I e III estiverem corretas.

  • E.

    se somente as assertivas II e III estiverem corretas.

Questão de Concurso - 485200

Concurso Professor de Educação Física 2011

Questão 20

METTA C&C

Nível Superior

Boa parte das práticas modernas foram herdadas da antiga Grécia. Muitos dos ensinamentos gregos são praticados nos dias atuais. Em se tratando da educação os gregos nos deixaram:

  • A.

    Construtivista;

  • B.

    Liberal;

  • C.

    Religiosa;

  • D.

    Tradicional;

  • E.

    Renovada.

Questão de Concurso - 860984

Concurso DPE SP Agente de Defensoria Pública - Área Pedagogo 2015

Questão 57

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Na questão do analfabetismo no Brasil, para além de um descaso de políticas públicas de educação, há que se considerar a importância do papel da mídia no senso comum, especialmente nos últimos anos, no sentido de associar, aos índices divulgados de analfabetismo, a marginalidade, a criminalidade e a miséria.

Em uma escola que ainda tem como perfil um acesso relativamente restrito e uma permanência por vezes precária, estes fatos

  • A. mostram uma clara preocupação em corrigir as injustiças sociais.
  • B. indicam a necessidade de políticas compensatórias na área da alfabetização.
  • C. demonstram a importância da assistência aos pobres e muito pobres.
  • D. apontam para a exigência de políticas assistencialistas.
  • E. denunciam a desigualdade socioeconômica brasileira e a exclusão do analfabeto.

Questão de Concurso - 1076514

Concurso SEE Professor de Educação Básica I 2014

Questão 5

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

É antiga a luta pela democratização da escola nas suas dimensões quantitativa e qualitativa. Há registro desta luta antes mesmo de 1956, ano do pronunciamento de Anísio Teixeira a respeito da escola pública universal e gratuita, no primeiro Congresso do Ensino Primário, em São José do Rio Preto, São Paulo. Diante do movimento histórico por uma educação para todos, assim se manifesta Teixeira:

  • A.

    há que se garantir, sobretudo, a expansão da matrícula na escola, independentemente da expansão da rede física e da qualidade das suas condições pedagógicas.

  • B.

    as legítimas reivindicações educacionais têm levado mais a um movimento de dissolução do que de expansão da escola pública, universal e gratuita.

  • C.

    O importante é manter as escolas existentes para as elites e para o povo e cuidar de aperfeiçoá-las como bons modelos.

  • D.

    é necessária a construção de um sistema dual de educação escolar, coerente com as classes sociais da sociedade brasileira.

  • E.

    a educação pode ser ministrada pelo Estado ou pela sua parceria com o setor privado, concedendo- se às escolas particulares subsídios para atender o excedente de matrícula na escola pública.

Questão de Concurso - 1152774

Concurso UFCE Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 37

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

O trabalho e seu processo organizativo tem passado por grandes metamorfoses nos últimos anos. Segundo Antunes (1999), após um extenso período de acumulação capitalista, o capitalismo adentrou numa grande crise nos anos 1970. Indique, dentre as alternativas abaixo, a que descreve corretamente um dos traços mais evidentes da crise e de suas consequências que se desenhava na época.

  • A.

    menor concentração de capitais devido ao fim das fusões de empresas, agora regidas pela política de proibição de cartéis.

  • B.

    diminuição das privatizações e da regulação do mercado, engessando a produção, impedindo os processos flexibilizados.

  • C.

    queda da taxa de lucros ocasionada pela diminuição drástica do preço da força de trabalho decorrente das lutas dos movimentos sociais desse período.

  • D.

    a Crise do Estado do bem-estar social e dos mecanismos que promovem seu funcionamento, gerando crise fiscal e necessidade de diminuição de gastos públicos.

  • E.

    hipotrofia do setor financeiro que, sem autonomia diante dos capitais produtivos, deixa o capital financeiro à margem do processo de exploração e internacionalização.

Questão de Concurso - 1152776

Concurso UFCE Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Questão 38

Coordenadoria de Concursos da Universidade Federal do Cariri (CCV / UFC)

Nível Superior

Kuenzer e Grabowski (2006), ao ressaltarem as problemáticas da histórica dualidade entre ensino profissional e propedêutico, destacam os princípios da gestão da educação profissional integrada à gestão da educação nacional. A gestão dessa modalidade de educação, assentada em um viés crítico, deverá:

  • A.

    integrar-se à gestão da Educação Nacional, em especial à Educação Básica, apontando para a integração com o ensino superior.

  • B.

    atender as finalidades e os projetos de educação dos empresários de modo a contemplar um maior crescimento econômico.

  • C.

    desconsiderar as necessidades sociais e laborativas dos trabalhadores, focando o projeto de educação profissional nas demandas do mercado.

  • D.

    tratar a produção e difusão da C&T de forma neutra, uma vez que a produção do conhecimento não deve estar a serviço de interesses de segmentos da população.

  • E.

    contemplar a participação efetiva dos empresários nos espaços decisórios, uma vez que os profissionais da educação não dominam teoricamente os assuntos relacionados às demandas do mundo do trabalho.

Questão de Concurso - 1112890

Concurso IFPR Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - Área: Didática - Pedagogia 2019

Questão 21

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:
  • A.

    Esses movimentos foram uma “tentativa de superar a cultura tecnicista instalada no meio educativo e politizar o pensamento pedagógico”.

  • B.

    O referencial marxista se firma nas análises do interior da Pedagogia, tornando como princípio a relação entre realidade educacional e realidade social.

  • C. A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes da população, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não se leva em conta a desigualdade de condições sociais existentes no País
  • D.

    Da Pedagogia Tecnicista até os dias atuais, a Didática desfragmentou o seu fundamento, primeiro com a ruptura da sua função prescritiva e instrumental, depois com a variação entre as didáticas, criando várias didáticas e metodologias, principalmente nos cursos de Pedagogia e de Magistério.

  • E.

    A Pedagogia Histórico Crítica é ideal como proposta de ação concreta para a escola pública, pois preconiza a democratização dos conteúdos socioculturais, científicos e artísticos para as classes populares.

Questão de Concurso - 485076

Concurso Prefeitura de Crato Professor Docente I - Artes 2011

Questão 21

SERCTAM

Nível Superior

Analise os itens abaixo:

I- A característica mais marcante do escolanovismo é a valorização da criança, vista como ser dotado de poderes individuais, cuja liberdade, iniciativa, autonomia e interesses devem ser respeitados.

II- O período compreendido entre 1960 e 1968 foi marcado pela crise da Pedagogia Nova e articulação da tendência tecnicista, assumida pelo grupo militar e tecnocrata.

III- Na Didática Tecnicista, a desvinculação entre teoria e prática é mais acentuada. O professor torna-se mero executor de objetivos instrucionais, de estratégias de ensino e de avaliação. Acentua-se o formalismo didático através dos planos elaborados segundo normas pré-fixadas.

IV- O enfoque da Didática, de acordo com os pressupostos de uma Pedagogia Crítica, é o detrabalhar no sentido de ir além dos métodos e técnicas, procurando associar escolasociedade, teoria-prática, conteúdo-forma, técnico-político, ensino-pesquisa, professoraluno.

Agora, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Apenas I e II estão corretas.

  • B.

    Apenas I e III estão corretas.

  • C.

    Apenas I e III estão corretas.

  • D.

    Todas estão corretas.

Questão de Concurso - 485079

Concurso Prefeitura de Crato Professor Docente I - Artes 2011

Questão 24

SERCTAM

Nível Superior

Com base na história das Idéias Pedagógicas no Brasil, marque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Entre 1549 e 1759: monopólio da vertente religiosa da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1759 e 1932: coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da Pedagogia tradicional.

( ) Entre 1932 e 1969: predominância da Pedagogia Nova.

( ) Entre 1969 e 2001: predominância da Pedagogia Tecnicista.

( ) Entre 1969 e 2001: se subdivide em três momentos: 1) Pedagogia Tecnicista (1969 a 1980); 2) Pedagogias Críticas (1980 a 1991); e 3) Pedagogia da exclusão (1991 a 2001) (neoprodutivismo).

Assinale a sequencia correta.
  • A.

    F, F, V, F, F.

  • B.

    V, V, F, V, V.

  • C.

    V, V, F, F, V.

  • D.

    F, V, F, V, F.