Imagem de fundo

Trabalhos sobre formação em serviço ou continuada de professores têm analisado as dific...

Trabalhos sobre formação em serviço ou continuada de professores têm analisado as dificuldades de mudança nas concepções e práticas educacionais desses profissionais em seu cotidiano escolar, coloca Gatti (2003). Diante dessa afirmativa considere os itens a seguir:

I- Programas ou cursos de formação continuada, que visam a mudanças em cognições e práticas, têm a concepção de que, oferecendo conteúdos e trabalhando a racionalidade dos profissionais, produzirão a partir do domínio de novos conhecimentos mudanças em posturas e formas de agir dos professores.

II- Ao conseguir um entrelaçamento com a cultura, com os modos de ser e valores das comunidades regionais e, com base nisso, ao propor novos conteúdos curriculares e práticas pedagógicas, os cursos de formação continuada produzem condições facilitadoras para a apreensão de novas idéias e a criação de outras formas de agir dos professores.

III- Para que mudanças nas concepções e nas práticas educacionais dos professores ocorram, é necessário que os programas de formação continuada e de atualização tenham um entrelaçamento concreto com o ambiente psicossocial em que esses profissionais trabalham e vivem.

IV- Os conhecimentos na formação continuada de professores são incorporados ou não, em função de complexos processos não apenas cognitivos, mas socioafetivo e culturais.

Assinale a alternativa que contempla todos e somente os itens corretos.

A

I e II.

B

II e III.

C

I,II eIII.

D
II,III e IV.