Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos A Formação continuada do Professor

Trabalhos sobre formação em serviço ou continuada de professores têm analisado as dificuldades de mudança nas concepções e práticas educacionais desses profissionais em seu cotidiano escolar, coloca Gatti (2003). Diante dessa afirmativa considere os itens a seguir:

I- Programas ou cursos de formação continuada, que visam a mudanças em cognições e práticas, têm a concepção de que, oferecendo conteúdos e trabalhando a racionalidade dos profissionais, produzirão a partir do domínio de novos conhecimentos mudanças em posturas e formas de agir dos professores.

II- Ao conseguir um entrelaçamento com a cultura, com os modos de ser e valores das comunidades regionais e, com base nisso, ao propor novos conteúdos curriculares e práticas pedagógicas, os cursos de formação continuada produzem condições facilitadoras para a apreensão de novas idéias e a criação de outras formas de agir dos professores.

III- Para que mudanças nas concepções e nas práticas educacionais dos professores ocorram, é necessário que os programas de formação continuada e de atualização tenham um entrelaçamento concreto com o ambiente psicossocial em que esses profissionais trabalham e vivem.

IV- Os conhecimentos na formação continuada de professores são incorporados ou não, em função de complexos processos não apenas cognitivos, mas socioafetivo e culturais.

Assinale a alternativa que contempla todos e somente os itens corretos.

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e III.

  • C.

    I,II eIII.

  • D. II,III e IV.