Questões de Concurso de Avaliação Sistêmica - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1210692

Concurso IFFAR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 44

FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Nível Superior

O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

I. Avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos.

II. O caráter privado de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos.

III. O respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos.

IV. A participação do corpo discente das instituições de educação superior e da sociedade civilmilitar, por meio de suas representações.

Quais estão INCORRETAS?

  • A.

    Apenas II.

  • B.

    Apenas IV.

  • C.

    Apenas I e III.

  • D.

    Apenas II e IV.

  • E.

    Apenas I, III e IV.

Questão de Concurso - 1154811

Concurso IFSULDEMINAS Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 20

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS (IFSULDEMINAS)

Nível Superior

No Brasil, registra-se, desde a década de 60, a ampliação do uso de testes educacionais, no entanto, situa-se nos anos finais da década de 80 a primeira iniciativa de organização de um sistema de avaliação do ensino fundamental, em âmbito nacional, denominado pelo Ministério da Educação, a partir de 1991, de Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

O Ministério da Educação aponta que, tendo como finalidade reverter o quadro de baixa qualidade e produtividade do ensino, caracterizadas pelos índices de repetência e evasão escolar, define-se o SAEB como um sistema de monitoramento contínuo, capaz de subsidiar as políticas de ensino.

Sousa (2015) apresenta alguns argumentos que expressam as razões para o uso dos sistemas de avaliação como instrumentos de gestão educacional, quais sejam:

I. Possibilidade de compreender e intervir na realidade educacional;

II. Estabelecimento de parâmetros para a comparação e classificação de escolas;

III. Criação de subsídios para a implementação de programas de inclusão de alunos com deficiência;

IV. Estímulo à escola e ao aluno por meio de premiação;

V. Estabelecimento de bases para desenvolvimento de políticas educacionais no âmbito regional;

VI. Possibilidade de controle público do desempenho do sistema escolar.

Marque a alternativa que NÃO apresenta os argumentos utilizados pela autora para expressar a concepção do papel do Estado na condução das políticas educacionais:

  • A. IV e VI, apenas.
  • B. III e V, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. II e IV apenas.

Questão de Concurso - 843757

Concurso UFSB Técnico em Assuntos Educacionais 2016

Questão 76

Nível Superior

A tabela abaixo apresenta a distribuição por sexo dos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental que participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) em 2013, com os respectivos percentuais nos níveis de proficiência na escala definida por Soares (2010).

 Considerando que o diretor de uma escola pública de Ensino Fundamental tenha recebido um boletim com os dados acima, referentes aos seus alunos, assinale a alternativa que expressa uma ação de uso pedagógico dos resultados.

  • A. A escola pode estabelecer como condição para a matrícula testes de seleção para avaliar o nível de proficiência dos estudantes, selecionando aqueles com nível de proficiência Adequado.
  • B. Solicitar do secretário de educação a instituição de uma política de pagamento por bônus de desempenho para os profissionais da escola, conforme o número de alunos que estejam nos níveis Adequado e Avançado.
  • C. Convocar uma reunião com os pais ou responsáveis pelos estudantes e solicitar que cada um faça uma contribuição financeira para que a escola possa adquirir equipamentos tecnológicos, considerando que as tecnologias digitais têm grande influência na aprendizagem dos estudantes.
  • D. A escola pode propor atividades apropriadas para seus alunos conforme os níveis de proficiência, ou seja, para os que estão no nível Abaixo do Básico, atividades para a aprendizagem dos conteúdos; para os que estão no nível Básico, atividades de reforço; para os que estão no nível Adequado, oportunidades de aprofundamento; e para os que estão no nível Avançado, desafios, como a participação nas olimpíadas do conhecimento.

Questão de Concurso - 1076777

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Artes 2010

Questão 8

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Maria Helena Guimarães de Castro discute os objetivos do SAEB, dentre os quais podem ser destacados:

I. monitorar a qualidade, a criatividade e o pensamento crítico presentes no sistema de educação básica.

II. oferecer às administrações públicas de educação informações técnicas e gerenciais que lhes permitam formular e avaliar programas de melhoria da qualidade de ensino.

III. produzir referências objetivas para orientar as instituições a corrigirem seus erros e suas deficiências e a investirem em programas de valorização do professor.

IV. proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade uma visão clara e concreta dos resultados dos processos de ensino e das condições em que são desenvolvidos e obtidos.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    I, II, III e IV.

  • C.

    I, III e IV, apenas.

  • D.

    II, III e IV, apenas.

  • E.

    II e IV, apenas.

Questão de Concurso - 1179125

Concurso PM RJ 1º Tenente - Área: Pedagogia 2010

Questão 14

Polícia Militar RJ (PM RJ)

Nível Superior

De acordo com o documento SAEB 2001 Novas Perspectivas de 2002, o “SAEB avalia o que os alunos sabem e são capazes de fazer, em diversos momentos de seu percurso escolar, considerando as condições existentes nas escolas brasileiras. Para tanto, o SAEB utiliza instrumentos específicos: provas aplicadas a alunos de escolas selecionadas por amostragem em todas as unidades da Federação, por meio das quais é medido o desempenho acadêmico dos alunos; e questionários, pelos quais são investigados os fatores intra e extraescolares associados ao desempenho dos alunos. O SAEB define-se, portanto, como um instrumento essencial de apoio a todos aqueles que lidam com a educação em nosso país.”

O modelo de prova elaborado para o SAEB prioriza determinados Tópicos e Temas dos conteúdos a serem avaliados em Língua Portuguesa e Matemática, respectivamente, em função das competências e habilidades definidas para as diferentes séries e disciplinas, o que, na prática, significa alocar um número maior ou menor de itens a cada descritor diante de sua importância na série e disciplina.

A partir da concepção que fundamenta a elaboração de provas do SAEB, numere a coluna da direita com base na coluna da esquerda.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  • A. 1 - 2 - 3 - 4.
  • B. 3 - 4 - 1 - 2.
  • C. 4 - 3 - 2 - 1.
  • D. 3 - 4 - 2 - 1.

Questão de Concurso - 1179181

Concurso PM RJ 1º Tenente - Área: Pedagogia 2010

Questão 39

Polícia Militar RJ (PM RJ)

Nível Superior

A Teoria da Resposta ao Item (TRI) surgiu a partir de discussões teóricas sobre a viabilidade de se comparar as habilidades e os conhecimentos de examinandos submetidos a provas diferentes. No Brasil, a TRI é utilizada para estimar as habilidades e conhecimentos dos alunos da Educação Básica. Uma das propriedades importantes da TRI é o fato dos parâmetros dos itens e as proficiências dos indivíduos serem invariantes. Em função de suas propriedades, é possível afirmar que a utilização da TRI no SAEB permite

I. comparar alunos.

II. ter o foco da avaliação no score total.

III. estimar a distribuição de proficiências da população e subpopulações.

IV. monitorar os progressos de um sistema educacional.

V. fazer análises e interpretações associadas à prova como um todo e ao grupo de indivíduos.

São corretas as afirmativas

  • A. I, III e V.
  • B. I, II e V.
  • C. I, III e IV.
  • D. I, II e IV.

Questão de Concurso - 1097993

Concurso Supervisor de Ensino 2014

Questão 43

Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Nível Superior

Leia atentamente o seguinte trecho, retirado do texto “Sistemas Nacionais de Avaliação e de Informações”, de Maria Helena Castro (2000): 


“Por isso, é um exame voluntário e seu público-alvo são os concluintes e egressos do ensino médio. A concepção (...) está baseada nas orientações para a educação básica estabelecidas pela LDB e, sobretudo, nas novas diretrizes curriculares e nos parâmetros curriculares nacionais do Ensino Médio. Portanto, é um instrumento balizador e indutor da reforma deste nível de ensino que vem sendo implantada no país.” (p.125). 


O exame a que se refere a autora no trecho é:

  • A.

    ENADE.

  • B.

    Exame Nacional de Cursos.

  • C.

    ENEM.

  • D.

    Censo de Educação Nacional.

Questão de Concurso - 1072012

Concurso EsFCEx Oficial - Área Pedagogia 2011

Questão 48

Escola de Formação Complementar do Exército - EsFCEx (EsFCEx)

Nível Superior

A produção de informações sistemáticas por unidade escolar para estimular o padrão de qualidade e equidade da educação brasileira e o controle social dos resultados do ensino fundamental se dá através do(a):

  • A.

    ENEM

  • B.

    ENADE

  • C.

    SINAES

  • D.

    Prova Brasil

  • E.

    Provão