Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo

A organização do currículo se tornou necessária porque, com o surgimento da escolarização em massa, precisou-se de uma padronização do conhecimento a ser ensinado, ou seja, que as exigências do conteúdo fossem as mesmas. No entanto, o currículo não diz respeito apenas a uma relação de conteúdos , mas envolve também:

1. questões de poder, tanto nas relações professor/aluno e administrador/professor , quanto em todas as relações que permeiam o cotidiano da escola e fora dela .

2. re l a ç õ e s  de  c la s se s  s o c ia is (c la s s e  dominante/classe dominada) e questões raciais, étnicas e de gênero, não se restringindo a uma questão de conteúdos .

3. a t r a n s m is s ã o  d o s  c o n h e c i m e n t o s  historicamente produzidos e as formas de assimilá-los .

4. transmissão e assimilação são processos que compõem uma metodologia de construção individual do conhecimento escolar, ou seja, o currículo propriamente dito.


Estão corretos apenas os itens:

  • A.

    1e 2.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    1, 2 e 3.

  • D.

    1, 3 e 4.

  • E.

    2 e 4.