Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo

“Apesar de reconhecer a forma integrada como um curso único, com matrícula e conclusão únicas, [...] considera que os conteúdos do ensino médio e os da educação profissional de nível técnico são de “naturezas diversas”. Reestabelece- se, assim, internamente ao currículo, uma dicotomia entre as concepções educacionais de uma formação para a cidadania e outra para o mundo do trabalho, ou de um tipo de formação para o trabalho intelectual e de outro tipo para o trabalho técnico e profissional.” (FRIGOTTO et al, 2005) Com base na citação acima, assinale uma consequência desta política:

  • A.

    em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só geral, posto que estrutura objetivos de produção.

  • B.

    em razão disto, no currículo integrado o conhecimento é só específico, posto que estrutura objetivos de produção.

  • C.

    dá continuidade à política curricular marcada pela ênfase no individualismo e na formação por competências voltadas para a empregabilidade.

  • D.

    um conceito específico, por sua vez, configura-se pela apropriação de um conceito geral com finalidades restritas a objetos, problemas ou situações de interesse produtivo.

  • E.

    no currículo que integra formação geral, técnica e política, o estatuto de conhecimento geral de um conceito está no seu enraizamento nas ciências como leis gerais que explicam fenômenos.