Pedagogia Currículo (Teoria e Prática) Concepções de currículo

“O currículo é, em outras palavras, o coração da escola, o espaço central em que todos atuamos, o que nos torna, nos diferentes níveis do processo educacional, responsáveis por sua elaboração.” (MOREIRA, A.F.B:CANDAU, V. Currículo, conhecimento e cultura. In: BRASIL. Ministério da Educação. Brasília, 2088 p.19). 


 Por isso,

  • A.

    profissionais da educação têm obrigação de participar crítica e criativamente na elaboração de currículos mais atraentes, mais democráticos, mais fecundos.

  • B.

    os professores devem cumprir rigorosamente as orientações e diretrizes curriculares determinadas pelos órgãos competentes.

  • C.

    cabe à escola a elaboração, a organização e o consequente controle de um currículo homogêneo e igual para todos.

  • D.

    é papel dos professores organizar um currículo único, igual, tendo como parâmetros os alunos tidos como mais capazes.

  • E.

    é função da escola coibir qualquer tentativa de se repensar os currículos superando desigualdades, pois esse procedimento irá rebaixar a qualidade da docência e da escola.