Pedagogia Educação Infantil Concepções de Educação Infantil

Sobre a educação infantil, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A.

    A preocupação com o desenvolvimento cognitivo da criança pequena resultou em propostas das quais, principalmente nas creches, os profissionais deveriam atuar como substitutos maternos.

  • B.

    Polêmicas sobre cuidar e educar, sobre o papel do afeto na relação pedagógica e sobre educar para o desenvolvimento ou para o conhecimento, têm constituído, portanto, o panorama de fundo sobre o qual se constroem as propostas em educação infantil.

  • C.

    No caso das instituições de educação infantil, financiadas ou mantidas pelo poder público, significou em muitas situações atuar de forma compensatória para sanar as supostas faltas e carências das crianças e de suas famílias.

  • D.

    Há práticas que privilegiam os cuidados físicos, partindo de concepções que compreendem a criança pequena como carente, frágil, dependente e passiva, e que levam à construção de procedimentos e rotinas rígidas, dependentes todo o tempo da ação direta do adulto.

  • E.

    Em concepções mais abrangentes os cuidados são compreendidos como aqueles referentes à proteção, saúde e alimentação, incluindo as necessidades de afeto, interação, estimulação, segurança e brincadeiras que possibilitem a exploração e a descoberta.