Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Coordenação e Orientação Educacional

Texto para as questões 17, 18 e 19: 


Uma escola da rede pública promoveu uma reunião de início de ano entre professores e pais ou responsáveis. A coordenadora pedagógica iniciou a reunião, com a seguinte frase: Gostaria de comunicar aos pais e responsáveis que nossa escola tem fama de exigente e forte, porque combinamos com os professores “apertar” os alunos e somente deixar passar de ano quem é excelente. Temos os melhores professores que aplicam provas difíceis e, com eles, só passa quem “sabe mesmo”.

Assinale a afirmação que caracteriza a fala da coordenadora na reunião, ao considerar a ideia de que o professor competente é aquele que:

  • A.

    considera apenas os aspectos qualitativos da avaliação, como forma de controle do aluno.

  • B.

    elabora bem as questões de provas, de acordo com os objetivos estabelecidos.

  • C.

    sabe que a prova é um momento privilegiado de estudo e não uma certo de contas.

  • D.

    cria um ambiente favorável ao controle das emoções no momento da avaliação.

  • E.

    entende a avaliação da aprendizagem como um ato acolhedor, integrativo, inclusivo.