Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Coordenação e Orientação Educacional

Ostetto (2017) apresenta a importância dos registros na educação infantil, afirmando que, “para registrar, no cotidiano vivido com um grupo de crianças, é necessário observar ações, reações, interações, proposições não só das crianças, mas também do próprio docente. É preciso ficar atento às dinâmicas do grupo, às implicações das relações pedagógicas, com um olhar aberto e sensível, pois registrar não é uma técnica, tampouco pode ocorrer de forma automatizada, como a espelhar o real”. A autora destaca, ainda, que as ações de observar e documentar as experiências de uma criança ou de um grupo, de acordo com ideia de Pagni, representam instrumentos imprescindíveis para o conhecimento das potencialidades e

  • A.

    da habilidade da coordenação pedagógica.

  • B.

    da transversalidade do currículo escolar.

  • C.

    das competências das crianças e do grupo.

  • D.

    das capacidades do corpo docente.

  • E.

    da estruturação do currículo.