Pedagogia Currículo (Teoria e Prática)

Uma escola pública de atendimento ao primeiro segmento do Ensino Fundamental, localizada em um centro urbano, inclui em seu planejamento anual a discussão sobre a constituição histórica da favela em que está situada. Uma das atividades previstas é um encontro com moradores antigos do local, a maioria avós de alunos, que viveram o processo de constituição local. Essa proposta, no âmbito do currículo:
  • A. é respaldada pela liberdade conferida pela legislação aos sistemas de ensino, no que diz respeito à definição de conteúdos diversificados exigidos pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela;
  • B. cria desconformidade com o previsto na legislação sobre a autonomia dos sistemas de ensino e seus estabelecimentos escolares e sobre a definição dos currículos do Ensino Fundamental;
  • C. impede que as professoras incluam o conteúdo da atividade na avaliação bimestral, já que não faz parte da base nacional comum de currículo e, portanto, não pode ser uma cobrança nas avaliações;
  • D. desqualifica a atuação da escola por não ter como foco a apreensão de conteúdos estabelecidos pela base nacional de currículo;
  • E. é inadequada porque transfere para atores locais a responsabilidade de repasse de conteúdos, o que é função precípua do professor da turma.