Para as teorias pós-modernas, vivemos um novo cenário epistemológico, com novas
implicações no campo educacional. Basicamente, elas criticam conceitos e discursos da
modernidade, como, por exemplo, razão, ciência e progresso. As implicações curriculares desse
movimento estão na desconfiança de uma pedagogia e de um currículo fundamentados no
pensamento moderno. Nesse contexto, é CORRETO afirmar que:
A
fragmentação, linearidade e hierarquia são alguns princípios básicos da ciência moderna que
se configuram no currículo escolar.
B
a pedagogia tradicional denuncia os limites da racionalidade científica moderna e se abre ao
aparecimento de novos paradigmas.
C
a ecologia de saberes é uma forma de descredibilizar o conhecimento científico e introduzir,
no currículo escolar, outros saberes, como o saber laico e o saber popular.
D
as teorias críticas do currículo enfatizam conceitos que problematizam o modelo hegemônico
da ciência, tais como multiculturalismo, gênero, neutralidade e eficiência.
E
a perspectiva multiculturalista de currículo defende que a igualdade social só será obtida por
meio do acesso ao currículo hegemônico, de base eurocêntrica.