Imagem de fundo

Sobre a autoestima, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a educação Inf...

Sobre a autoestima, de acordo com o Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil, assinale a alternativa correta.

A

A autoestima que a criança aos poucos desenvolve é, em grande parte, interiorização da estima que se tem por ela e da confiança da qual é alvo. Disso, resulta a necessidade de o adulto confiar e acreditar na capacidade de todas as crianças com as quais trabalha.

B

A postura corporal, somada à linguagem gestual, verbal etc., do adulto transmite informações, muitas vezes errôneas, às crianças, dificultando assim formas particulares e significativas de estabelecer vínculos com elas.

C

É importante criar situações educativas para que, dentro dos limites impostos pela vivência em coletividade, cada criança possa ter respeitados os seus hábitos, ritmos e preferências individuais. Da mesma forma, ouvir as falas das crianças, compreendendo o que elas estão querendo comunicar e ensinando a forma correta, fortalece a sua autoconfiança.

D

O processo de construção da autoconfiança envolve avanços e retrocessos. As crianças podem fazer birra diante de frustrações, demonstrar sentimentos como vergonha e medo ou ter pesadelos, necessitando de apoio e compreensão dos pais e professores. O adulto deve ter em relação a elas uma atitude contundente, para que estas atitudes não se repitam e a criança não passe a considerá-las corretas.