Pedagogia Currículo (Teoria e Prática)

Sacristán (2000) apresenta a seguinte figura referente a objetivação do currículo no processo de seu desenvolvimento:

A respeito a dessa figura, assinale a alternativa correta.

  • A. Refere-se a um modelo normativo definido pelo autor que acredita que as decisões do currículo devem se configurar de maneira vertical.
  • B. Refere-se a um modelo de interpretação do currículo como algo construído no cruzamento de influências e campos de atividades diferenciados e interrelacionados.
  • C. Ao representar os condicionamentos escolares, o autor se apóia na perspectiva do reflexo condicionado, focando sobretudo na relação Estímulo-Resposta.
  • D. O autor aponta o termo currículo moldado pelos professores para se referir à falta de formação continuada dos profissionais da educação, que desatualizados não aplicam o currículo prescrito.
  • E. A figura aponta que, em uma perspectiva pós-moderna, o currículo se molda de várias maneiras, por isso, atualmente, não faz mais sentido falar em currículo na educação, descaracterizando esta área na educação.