Pedagogia Currículo (Teoria e Prática)

Um aluno com matrícula regular é identificado com uma necessidade educacional e requer um apoio especializado. Em relação à tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem. Em tese, deve contar com:
  • A. a gestão pedagógica tecnicista, formada pelo seu corpo docente, diretor, pedagogos, representante dos alunos e da comunidade.
  • B. a adequação curricular para que vigore uma nova escola que preencha as solicitações da educação inclusiva, a partir da revisão do Projeto Político Pedagógico e as possíveis adequações curriculares.
  • C. os serviços de educação especial fora do sistema de ensino.
  • D. a família e explicar que o trabalho terá um custo, entre os pais, serviços de Saúde, Assistência Social, Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério Público, quando necessário.
  • E. a compreensão familiar para procurar outra escola e expor com sinceridade que não está preparada e nem oferece estrutura adequada para atender o aluno com necessidades educacionais especiais.