Um aluno com matrícula regular é identificado com
uma necessidade educacional e requer um apoio especializado.
Em relação à tomada de decisões quanto
ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com
assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo
de ensino e aprendizagem. Em tese, deve contar
com:
A
a gestão pedagógica tecnicista, formada pelo seu
corpo docente, diretor, pedagogos, representante dos
alunos e da comunidade.
B
a adequação curricular para que vigore uma nova
escola que preencha as solicitações da educação inclusiva,
a partir da revisão do Projeto Político Pedagógico
e as possíveis adequações curriculares.
C
os serviços de educação especial fora do sistema
de ensino.
D
a família e explicar que o trabalho terá um custo,
entre os pais, serviços de Saúde, Assistência Social,
Trabalho, Justiça e Esporte, bem como do Ministério
Público, quando necessário.
E
a compreensão familiar para procurar outra escola
e expor com sinceridade que não está preparada e
nem oferece estrutura adequada para atender o aluno
com necessidades educacionais especiais.