Pedagogia Educação Infantil Alfabetização e letramento

Os métodos de ensino da música mostram que a educação musical não pode ser promovida apenas por atividades cantadas. Deslocar-se pela sala adequando o passo ao andamento da música; as atividades de produção e reprodução de ritmos utilizando o próprio corpo; a execução de instrumentos musicais criados pelas crianças, ou não, e a criação de pequenas melodias e ritmos também devem fazer parte do planejamento.

Nota-se que as atividades musicais são aprendidas e multiplicadas tradicionalmente, sem a devida reflexão sobre seus reais objetivos.

Nos momentos em que todos os alunos devem fazer algo juntos, a música aparece: na hora da entrada, merenda e descanso. Esse é um típico uso da música como recurso na educação, ainda vigente na maioria das escolas.

Estudos sobre o assunto revelam que a presença desse tipo de prática musical é uma forma de a escola estabelecer mecanismos, para:

  • A.

    desenvolver o senso estético em relação à música.

  • B.

    manter a transmissão de costumes através das gerações.

  • C.

    despertar a consciência artístico-musical nas crianças.

  • D.

    preservar a tradição de controlar e fazer-se obedecer.

  • E.

    tornar o ambiente mais agradável, acolhedor e lúdico.