Pedagogia Educação Infantil

No cotidiano da prática pedagógica da educação infantil, tornou-se rotina o preenchimento de fichas e de relatórios sobre dificuldades e progressos no desenvolvimento e na aprendizagem das crianças. Porém, muitas vezes, o hábito de registrar transformou- se em ato mecânico, uma prática que se repete. (OSTETTO, 2009).


Para o relatório se constituir objeto de reflexão e de avaliação, segundo essa autora, deverá conter


  • A.

    anotações da rotina na escola, pois o hábito de olhar o que nos é familiar, no mesmo campo visual, aumenta a curiosidade.

  • B.

    histórico minucioso e diário de todos os fatos, acontecimentos e atividades desenvolvidos, conforme o tempo previsto no planejamento.

  • C.

    registro do que as crianças deveriam fazer para melhor localizar as suas faltas e dificuldades, a fim de orientá-las para que alcancem um padrão ideal.

  • D.

    notas sobre a percepção do que faz e diz cada criança, como perguntas, gestos, choros e risos, observados no conjunto de ações, nas diversas situações de aprendizagem.