Pedagogia Educação e Sociologia Educação e cidadania

“Ambas – transversalidade e interdisciplinaridade – se fundamentam na crítica de uma concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis, sujeitos a um ato de conhecer isento e distanciado. Ambas apontam a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. Mas diferem uma da outra, uma vez que a ____________________ refere‐se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento, enquanto a ____________________ diz respeito principalmente à dimensão da didática. A ____________________ questiona a segmentação entre os diferentes campos de conhecimento produzida por uma abordagem que não leva em conta a inter‐relação e a influência entre eles. A ___________________ diz respeito à possibilidade de se estabelecer, na prática educativa, uma relação entre aprender na realidade e da realidade de conhecimentos teoricamente sistematizados.”

(Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, 1997.)

 Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente o fragmento de texto apresentado.

  • A. interdisciplinaridade / transversalidade / transversalidade / interdisciplinaridade
  • B. interdisciplinaridade / transversalidade / interdisciplinaridade / transversalidade
  • C. transversalidade / interdisciplinaridade / interdisciplinaridade / transversalidade
  • D. transversalidade / interdisciplinaridade / transversalidade / interdisciplinaridade