Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Didática e o processo de ensino e aprendizagem Gestão de Pessoas

Oliveira et al. (2011, p. 29), ao analisarem o cotidiano de equipes multiprofissionais, afirmam ser necessária, neste trabalho “[…] uma abordagem que questione as certezas profissionais e estimule a permanente comunicação horizontal entre todos os componentes da equipe, gerando, dessa forma, a articulação das ações multiprofissionais e a cooperação”.

Nessa perspectiva, o multiprofissionalismo requer:


I. A recomposição de diferentes processos, que devem flexibilizar a divisão do trabalho e preservar as diferenças técnicas entre os trabalhadores especializados.

II. Diminuir as desigualdades na valorização dos distintos trabalhos e respectivos agentes, bem como nos processos decisórios e compreender a interdependência dos saberes para a execução e cumprimento do mesmo objetivo.

III. Recorrer a informações de várias matérias para estudar um determinado elemento, sem a preocupação de interligar as disciplinas entre si.

IV. A manifestação de interesse e curiosidade pela área de seu colega, com diálogo direto entre os profissionais.

V. A centralização das ações em um dos profissionais para assegurar o controle do trabalho em equipe.


Assinale a opção CORRETA:


  • A.

    As afirmações I, II, e IV estão corretas.

  • B.

    As afirmações I, III e IV estão corretas.

  • C.

    As afirmações II, III e V estão corretas.

  • D.

    As afirmações I, II e III estão corretas.

  • E.

    As afirmações II, IV e V estão corretas.