Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos Gestão Democrática

Considerando que a gestão democrática é um dos princípios constitucionais, de acordo com os quais o ensino público brasileiro deve ser ministrado, os colegiados escolares podem e devem ser criados, objetivando a consolidação da cultura democrática no cotidiano escolar. Portanto, as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:

  • A.

    Os colegiados escolares impedem a participação ativa e a expressão dos pontos-de-vista dos diversos segmentos na definição dos rumos da escola, excluindo a manifestação particular de seus membros.

  • B.

    A escola deve criar seus colegiados visando garantir a participação ativa dos seus vários segmentos nas decisões que afetam o cotidiano escolar.

  • C.

    Os colegiados escolares contribuem para uma avaliação democrática do trabalho escolar, bem como para encontrar soluções para os problemas identificados.

  • D.

    A noção de colegiado implica uma distribuição igualitária de poderes entre os seus vários componentes, o que ocorre independentemente das posições hierárquicas que ocupam na comunidade escolar.

  • E.

    O colegiado escolar não pode ser o único instrumento de democratização na escola, motivo pelo qual precisa estar inserido numa proposta mais ampla de gestão da escola: o seu projeto político-pedagógico.