Questões de Concurso de Gestão Escolar - Pedagogia

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Questão de Concurso - 1064922

Concurso IFPR Técnico em Assuntos Educacionais 2019

Questão 31

Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN)

Nível Superior

Entendendo que considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, analise os exemplos a seguir:

I. Aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino.

II. Levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino.

III. Formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos.

IV. Realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino.

Estão compreendidas entre as despesas mencionadas

  • A. somente as despesas I e III.
  • B. somente a despesa V.
  • C. somente a despesa III.
  • D. somente as despesas I, II e IV.
  • E. somente as despesas II e III.

Questão de Concurso - 1181207

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 44

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

No que se refere a projeto político-pedagógico no ambiente organizacional e a gestão educacional, assinale a opção correta.

  • A.

    Para a promoção dos objetivos da gestão compartilhada, a proposta pedagógica deve primar pela ponderação entre recursos humanos, financeiros, técnicos, didáticos, físicos, tecnológicos, sociais e situacionais.

  • B.

    Gestão consiste na atividade de processos intencionais e sistemáticos pela qual são mobilizados meios e procedimentos para tomadas de decisão.

  • C.

    A gestão democrática busca a solução de problemas oriundos do dia a dia com o objetivo de unir a teoria e a prática, compreendendo a autoridade do sujeito gestor enquanto hegemonia no contexto organizacional.

  • D.

    O projeto político-pedagógico é um modelo de gestão compartilhada que defende a construção de um planejamento com base na hierarquização das funções, considerando as dimensões técnicas, culturais e políticas e o princípio da homogeneidade.

  • E.

    Na concepção técnico-científica, a gestão pode ser individualizada ou coletiva, a depender da organização e dos processos dessa gestão para o alcance dos objetivos traçados para a instituição.

Questão de Concurso - 1181209

Concurso TJ PA Analista Judiciário - Área Pedagogia 2019

Questão 45

Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE/CEBRASPE)

Nível Superior

Ainda com relação a projeto político-pedagógico no ambiente organizacional e a gestão educacional, assinale a opção correta.

  • A.

    A gestão se incumbe de ações que poderão materializar os planejamentos pedagógico, administrativo e político que fundamentam o projeto institucional.

  • B.

    Para promover a organização, a mobilização e a articulação de todas as condições materiais e humanas, o planejamento participativo deve considerar as concepções técnico-científica e democrático-participativa de gestão.

  • C.

    Considerar os princípios de construção do projeto político-pedagógico em todas as suas amplitudes significa promover a gestão participativa e, consequentemente, voltar-se à imprescindibilidade da individualidade e da arbitrariedade.

  • D.

    A gestão participativa envolve o empreendimento humano com recursos físicos, materiais, financeiros e humanos na busca do compromisso pedagógico com os interesses individuais e coletivos, assim como os reais e os ideais.

  • E.

    O projeto político-pedagógico será caracterizado como elemento articulador de um modelo de gestão pautado na hierarquia se, em sua elaboração e implementação, forem consideradas as funções estratégica, tática e operacional.

Questão de Concurso - 1138232

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 12

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Ao tratarem da Gestão Escolar, as “Orientações didáticas do Currículo da Cidade” (SME, 2019) afirmam que, na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, as equipes gestoras são constituídas por Diretores, Assistentes de Diretor e Coordenadores Pedagógicos. Todos esses gestores escolares estão diretamente implicados com a finalidade pedagógica da escola, ainda que tarefas administrativas e, por vezes, burocráticas sejam necessárias. Nesse sentido, é valorosa a contribuição de Vitor Paro (2012) ao refletir sobre gestão escolar e sua compreensão em relação a processos administrativos e pedagógicos. Ele considera que “a boa realização do ensino (atividade- -fim) é a razão de ser de todas as demais atividades: (atividades-meio)” e que não faz sentido a “dicotomia” por vezes existente entre administrativo e pedagógico. A seguir, fica claro que “é preciso que a gestão escolar assuma , que gerencie os recursos de maneira que o objetivo pedagógico – o processo de ensino e de aprendizagem – se realizem sob as melhores condições”.

Assinale a alternativa que, de acordo com o documento examinado, preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A.

    um papel de comando

  • B.

    uma postura disciplinadora

  • C.

    um caráter mediador

  • D.

    um caráter normalizador

  • E.

    um papel avaliador

Questão de Concurso - 1138264

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 31

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

A UNESCO é a agência líder da ONU quanto à promoção da educação para o desenvolvimento sustentável (EDS). Segundo o documento Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: objetivos de aprendizagem (UNESCO, 2017), “questões globais – como a mudança climática – exigem uma mudança urgente no nosso estilo de vida e uma transformação do nosso modo de pensar e agir. Para alcançar essa mudança, precisamos de novas habilidades, valores e atitudes que levem a sociedades mais sustentáveis. Os sistemas de educação devem responder a essa necessidade premente, definindo objetivos e conteúdos de aprendizagem relevantes, introduzindo pedagogias que ________ os educandos, e instando suas instituições a incluir princípios de sustentabilidade em suas estruturas de gestão.”

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.

  • A.

    responsabilizem

  • B.

    alertem

  • C.

    persuadam

  • D.

    empoderem

  • E.

    treinem

Questão de Concurso - 1138273

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 34

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Libâneo (2015) considera que “as concepções de gestão escolar refletem posições políticas e concepções do papel da escola e da formação humana na sociedade” . Analisando a concepção democrático-participativa, o autor explicita que nela “argumenta-se em favor da necessidade de se combinar a ênfase nas relações humanas e na participação nas decisões com ações efetivas para se atingir com êxito os objetivos específicos da escola. Para isso, valoriza os elementos internos do processo organizacional – o planejamento, a organização, a direção, a avaliação –, uma vez que não basta tomar decisões, é preciso que elas sejam postas em prática em função de prover as melhores condições para

  • A.

    promover a avaliação classificatória”.

  • B.

    qualificar mão de obra para a economia globalizada”.

  • C.

    preparar o alunado para o mercado de trabalho”

  • D.

    viabilizar os processos de ensino e aprendizagem”.

  • E.

    desenvolver levantamentos estatísticos”.

Questão de Concurso - 1138275

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 35

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

Segundo Libâneo (2015), um dos princípios da organização e gestão escolar participativa é o da autonomia das escolas e da comunidade educativa. Examinando esse princípio, o autor explicita que “autonomia de uma instituição significa ter poder de decisão sobre seus objetivos e suas formas de organização, manter-se relativamente independente do poder central, administrar livremente recursos financeiros. Assim, as escolas podem traçar seu próprio caminho, envolvendo professores, alunos, funcionários, pais e comunidade próxima, que se tornam corresponsáveis pelo êxito da instituição. Dessa forma, a organização da escola se transforma em

  • A.

    instituição detentora de autonomia absoluta.”

  • B.

    unidade de ensino, na qual o poder dos pais pode se tornar soberano.”

  • C.

    organização que garantirá sucesso total dos alunos na avaliação externa.”

  • D.

    entidade que contará com pais para substituir funcionários e, às vezes, professores.”

  • E.

    instância educadora, espaço de trabalho coletivo e de aprendizagem.”

Questão de Concurso - 1138277

Concurso SME Coordenador Pedagógico 2019

Questão 36

Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Nível Superior

De acordo com Libâneo (2015), entre os diversos princípios da organização e da gestão escolar participativa, encontra-se o “Planejamento de tarefas”. Para o autor, este princípio “justifica-se porque as escolas buscam resultados e as ações pedagógicas e administrativas buscam atingir objetivos. Há necessidade, pois, de uma ação racional, estruturada e coordenada de proposição de objetivos, estratégias de ação, provimento e ordenação dos recursos disponíveis, cronogramas e formas de controle e avaliação. , discutido e analisado publicamente pela equipe escolar, torna-se o instrumento unificador das atividades escolares, convergindo em sua execução o interesse e o esforço coletivo dos membros da escola”.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto de acordo com o autor citado.

  • A.

    O plano de trabalho da Secretaria Municipal de Educação

  • B.

    O plano de ação da escola ou projeto pedagógico

  • C.

    O Programa de Transferência de Recursos Financeiros ou PTRF

  • D.

    O plano de trabalho da direção escolar associado ao da coordenação pedagógica

  • E.

    O plano de trabalho da direção escolar articulado com o plano de atuação da Associação de Pais e Mestres

Questão de Concurso - 441901

Concurso SEE Professor II - Área Alemão 2011

Questão 19

Fundação Carlos Chagas (FCC)

Nível Superior

Atenção: Leia o texto abaixo para responder às questões de números 18 e 19.

Cláudia acaba de assumir a gestão de uma escola situada na região central de uma cidade de médio porte que atende alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, nos três turnos de funcionamento. Isso significa que, num mesmo horário, a faixa etária dos alunos é diversa (dos 11 aos 18 anos). A escola tem apresentado muitas dificuldades para atender às diferenças de características e necessidades desses alunos. E, para agravar esse quadro, a escola recebe alunos de diferentes regiões da cidade. No primeiro contato que teve com o corpo docente, Claudia ouviu muitas queixas: os professores reclamaram dos problemas de indisciplina, do pouco interesse dos alunos em aprender. Ela ficou impressionada com o clima de insatisfação na escola e com as queixas de que os papéis de cada um não estavam claramente definidos.

Tendo em vista as diferenças de faixa etária e de situações socioeconômicas em que vivem os alunos da escola, a equipe escolar deverá discutir e definir ações considerando

  • A.

    a importância de não usar diferentes e flexíveis modos de organização do tempo, do espaço e de agrupamento dos alunos para favorecer e enriquecer seu processo de aprendizagem.

  • B.

    as necessidades de cuidados e a forma peculiar de aprender, desenvolver-se e interagir socialmente dos alunos em cada etapa de sua escolaridade.

  • C.

    as relações entre ensino e aprendizagem e o uso de diferentes estratégias de comunicação dos conteúdos buscando atingir igualmente todos os alunos.

  • D.

    importância de conhecer cientificamente os adolescentes, para favorecer a ação autônoma dos alunos e sua participação.

  • E.

    a necessidade de estimular e reconhecer que a participação em grêmios pode ser uma prática educativa importante na formação da cidadania.

Questão de Concurso - 1203174

Concurso SEE Professor de Educação Básica - Área: Língua Portuguesa 2019

Questão 11

Instituto AOCP (Instituto AOCP)

Nível Superior

A Gestão Escolar foi marcada por um paradigma baseado no autoritarismo, na centralização, na fragmentação, entre outras características. Nessa perspectiva, assinale a alternativa que corresponde ao pressuposto que emerge desse enfoque da realidade.

  • A.

    A realidade é dinâmica, sendo construída socialmente pela forma como as pessoas pensam, agem e interagem.

  • B.

    O ambiente social e comportamento humano são dinâmicos e por isso imprevisíveis, podendo ser coordenados e orientados e não plenamente controlados. O controle cerceia, a orientação impulsiona.

  • C.

    Incerteza, ambiguidade, contradições, tensão, conflito e crise são vistos como elementos naturais de qualquer processo social e como condições e oportunidades de crescimento e transformação.

  • D.

    A objetividade garante bons resultados, sendo a técnica o elemento fundamental para a melhoria do trabalho.