Pedagogia Organização do Trabalho Pedagógico Projeto Político-Pedagógico (PPP) Conceitos, objetivos e características do PPP Princípios do PPP Igualdade

Leia os relatos de professores: "Estes alunos sempre foram educados junto com outros semelhantes a eles". "Tanto eles quanto seus professores trabalham de maneiras fundamentalmente diferentes daquelas que trabalhamos e, o que é muito importante, seus professores têm afiliações diferentes, fontes de recursos diferentes e responsabilidades diferentes das nossas". "Ter esses alunos aqui conosco vai nos desviar do nosso propósito real e destruir nossa rotina" (BRIEN; BRIEN. In: Stainback e Stainback, 1999). Para superar essas visões acerca da inclusão do aluno com deficiência mental, deve-se inicialmente proporcionar

  • A.

    a conversa aberta com familiares, expressando as dificuldades que encontrarão no atendimento das necessidades educacionais do aluno.

  • B.

    o trabalho criativo que redirecione a energia dos professores para a resolução de problemas, reconsiderando limites, relacionamentos, estruturas e benefícios.

  • C.

    a formação continuada dos professores para que desenvolvam competências para a promoção de adaptações curriculares em equipe.

  • D.

    as condições de encorajamento dos alunos para enfrentarem os problemas reais que ocorrem na vida comum em suas salas de aula.

  • E.

    uma educação que controle mais detalhadamente a vida da comunidade escolar.