Leia os relatos de professores: "Estes alunos sempre foram educados junto com outros semelhantes a eles". "Tanto eles quanto seus professores trabalham de maneiras fundamentalmente diferentes daquelas que trabalhamos e, o que é muito importante, seus professores têm afiliações diferentes, fontes de recursos diferentes e responsabilidades diferentes das nossas". "Ter esses alunos aqui conosco vai nos desviar do nosso propósito real e destruir nossa rotina" (BRIEN; BRIEN. In: Stainback e Stainback, 1999). Para superar essas visões acerca da inclusão do aluno com deficiência mental, deve-se inicialmente proporcionar
a conversa aberta com familiares, expressando as dificuldades que encontrarão no atendimento das necessidades educacionais do aluno.
o trabalho criativo que redirecione a energia dos professores para a resolução de problemas, reconsiderando limites, relacionamentos, estruturas e benefícios.
a formação continuada dos professores para que desenvolvam competências para a promoção de adaptações curriculares em equipe.
as condições de encorajamento dos alunos para enfrentarem os problemas reais que ocorrem na vida comum em suas salas de aula.
uma educação que controle mais detalhadamente a vida da comunidade escolar.