Pedagogia Legislação Educacional Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

A sociedade moderna coloca a organização do trabalho como sendo um dos seus pressupostos básicos para a ação educativa. Assim, o trabalho como princípio educativo, desde a década de 1980, vem aparecendo como um importante norteador das ações educativas de uma escola. A própria LDB situa, em seu art. 3, a vinculação que deve existir entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais. Nessa perspectiva, a importância do trabalho como princípio educativo se deve porque ele

  • A.

    vincula permanentemente a ação educativa ao mundo produtivo e permite o acesso ao mundo do trabalho para os alunos que tiverem uma boa aprendizagem escolar.

  • B.

    modifica as relações existentes entre o mundo do trabalho e do mundo empresarial com as condições efetivas de trabalho no processo de ensino-aprendizagem.

  • C.

    permite que cada indivíduo faça uma síntese objetiva e clara do segmento empresarial e insista em seus projetos individuais dentro de uma concepção essencialmente democrática.

  • D.

    proporciona a compreensão do processo histórico da produção científica e tecnológica para transformação e ampliação das condições naturais de vida, das capacidades e potencialidades humanas.