Imagem de fundo

A implantação da Educação Integral nas escolas requer a construção de um Projeto Pedagó...

A implantação da Educação Integral nas escolas requer a construção de um Projeto Pedagógico que considere a organização do trabalho pedagógico em tempos e ambiências apropriadas às aprendizagens, a formação dos agentes envolvidos no processo de formação, além de infraestrutura e meios para sua viabilização. Acerca da Educação Integral, é incorreto afirmar:

A

implica na oferta de serviços públicos necessários à proteção social articulados ao processo educativo, tais como desenvolvimento social, saúde, esporte, inclusão digital, cultura, etc.

B

sua construção envolve um processo dinâmico permeado por tensões decorrentes da reorganização dos espaços, tempos, saberes e fazeres que constituem o currículo escolar.

C

o desenvolvimento integral dos estudantes não deve ser considerado como responsabilidade exclusiva da escola, devendo a família e a comunidade participar do processo educativo.

D

implementar um projeto de Educação Integral requer ruptura com grande parte dos paradigmas educacionais vigentes.

E

a ampliação do tempo de permanência na escola possibilita a divisão em turnos, diferenciando o tempo de escolarização formal, de sala de aula, de outras dimensões pedagógicas, mais voltadas à ocupação produtiva do tempo.