Questão 594461 - Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

Concurso: Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) 2012

Cargo: Analista Técnico de Políticas Sociais - Área Educação

Banca: Escola de Administração Fazendária (ESAF)

Nível: Superior

Pedagogia Legislação Educacional Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

A implantação da Educação Integral nas escolas requer a construção de um Projeto Pedagógico que considere a organização do trabalho pedagógico em tempos e ambiências apropriadas às aprendizagens, a formação dos agentes envolvidos no processo de formação, além de infraestrutura e meios para sua viabilização. Acerca da Educação Integral, é incorreto afirmar:

  • A.

    implica na oferta de serviços públicos necessários à proteção social articulados ao processo educativo, tais como desenvolvimento social, saúde, esporte, inclusão digital, cultura, etc.

  • B.

    sua construção envolve um processo dinâmico permeado por tensões decorrentes da reorganização dos espaços, tempos, saberes e fazeres que constituem o currículo escolar.

  • C.

    o desenvolvimento integral dos estudantes não deve ser considerado como responsabilidade exclusiva da escola, devendo a família e a comunidade participar do processo educativo.

  • D.

    implementar um projeto de Educação Integral requer ruptura com grande parte dos paradigmas educacionais vigentes.

  • E.

    a ampliação do tempo de permanência na escola possibilita a divisão em turnos, diferenciando o tempo de escolarização formal, de sala de aula, de outras dimensões pedagógicas, mais voltadas à ocupação produtiva do tempo.