Questão 93933 - Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

Concurso: Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET SC) 2005

Cargo: Sociólogo

Banca: Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG)

Nível: Superior

Pedagogia Legislação Educacional Lei nº 9.394 de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e suas alterações

De acordo com os Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Profissional de Nível Técnico, o foco central da educação profissional transfere-se dos conteúdos para as competências. Assinale a alternativa verdadeira: sobre competências é verdadeiro afirmar que:

  • A.

    A abordagem curricular por competências exclui as disciplinas já que seu tratamento é feito pela inter e transdisciplinaridade.

  • B.

    A competência caracteriza-se, essencialmente, pela condição de alocar, eficaz e eficientemente, saberes cognitivos, psicomotores e socioafetivos como recursos ou insumos, por meio de esquemas mentais adaptados e flexíveis, em ações próprias de um contexto profissional específico.

  • C.

    Na abordagem por competência, o foco passa a ser o ensinar, competência do professor, no papel de mediador que estimula o uso de novas tecnologias, na busca constante de informações pertinentes e relevantes ao conteúdo que está desenvolvendo.

  • D.

    A aquisição de competências profissionais, na perspectiva da laboralidade, facilita a mobilidade entre as múltiplas atividades produtivas e pode ser apontada como uma possível solução para o problema do desemprego.