“As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possib...

“As tecnologias invadem as nossas vidas, ampliam a nossa memória, garantem novas possibilidades de bem-estar e fragilizam as capacidades naturais do ser humano. Somos muito diferentes dos nossos antepassados e nos acostumamos com alguns confortos tecnológicos – água encanada, luz elétrica, fogão, sapatos, telefone – que nem podemos imaginar como seria viver sem eles”. ( KENSKI, 2008. p.19).


A autora, ao afirmar que a tecnologia muda culturas, sociedades e relações humanas, sugere que ela modificou os arranjos sociais, de produção e de poder na sociedade atual considerando, exceto, que

A

geralmente as inovações tecnológicas produzem desemprego à medida que extinguem algumas profissões e inauguram outras.

B

as novas tecnologias da comunicação e da informação trouxeram uma nova realidade para o uso das mídias em diferentes espaços, inclusive o escolar.

C

as novas tecnologias, em especial as da informação, possuem sua própria lógica, sua própria linguagem, o que pode promover um novo tipo de analfabetismo: o digital.

D

a tecnologia é neutra e seu objetivo é garantir a sobrevivência da espécie e a melhoria de sua qualidade de vida, em que o trabalho ocupe um espaço menor na agenda dos indivíduos e que eles possam se dedicar mais ao lazer e à produção do conhecimento.