Pedagogia Temas Educacionais Políticas Públicas Programa Brasil Alfabetizado (PBA)

Segundo os PCN's, para o aluno descrever e representar o mundo em que vive, ele precisa saber se localizar no espaço, movimentar-se nele, dimensionar sua ocupação, perceber a forma e o tamanho de objetos e a relação disso com o seu uso. Neste contexto, cabe ao professor das séries iniciais do Ensino Fundamental

  • A.

    saber que a criança inicia sua fase escolar possuindo muitas noções matemáticas incompletas e informais e que parte do ponto zero em relação à construção das noções espaciais.

  • B.

    considerar que, enquanto a criança observa, compara e manipula objetos, ela vai descobrindo formas, percebendo dimensões, observando semelhanças e diferenças, já trabalhando com a geometria.

  • C.

    conduzir a criança a explorar, descobrir e construir conceitos geométricos por meio de aulas visuais e de uma boa literatura, para que ela possa trabalhar a habilidade que organiza a percepção espacial: a coordenação motora visual.

  • D.

    trabalhar a linguagem geométrica correta desde o momento inicial em que a criança chega à escola ouvindo a nomenclatura correta dos objetos, a criança trabalha sua memória auditiva.