Pedagogia Educação e Filosofia Filosofia Noções gerais de filosofia e filosofar Conhecimento: os vários modos de conhecer o mundo

Hugo Assmann, ao tratar do pensamento pedagógico, argumenta sobre a viabilidade e necessidade de renovação desse pensamento e da proposição de novos eixos articuladores, vinculados às transformações profundas nos contextos educacionais. Os eixos de problematização destacados pelo autor, que alteram a concepção básica do que poderia e deveria acontecer nas práticas educativas são:

I. como se processa o conhecimento em seres vivos.

II. a equiparação entre processos vitais e processos cognitivos.

III. a nova cultura de aprendizagem que surge na sociedade do conhecimento.

IV. a criação de uma cultura empresarial orientada para a aprendizagem.

V. novos espaços organizativos possibilitados pelos recursos científico-técnológicos.

Está correto APENAS o apresentado em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e V.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    III, IV e V.