Pedagogia Planejamento na Educação

O Planejamento Educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto as do indivíduo. Assim, é correto afirmar que o planejamento:

  • A.

    deve estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional e alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los.

  • B.

    implica necessariamente a participação de todos os elementos envolvidos no processo, sendo prescindível a busca da unidade entre teoria e prática.

  • C.

    é aquele que visa objetivos abstratos com a utilização de linhas interruptas de pensamento, mas flexíveis o bastante para tomar caminhos diferenciados sem perder a direção.

  • D.

    deve relacionar, parcialmente, o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico e social, e, integralmente, com o desenvolvimento partidário e cultural de cada região, bem como conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema.

  • E.

    é um elemento que integra a escola e o contexto social e, em virtude disso, é necessário que se paute no estudo presumido da escola em relação ao contexto, o que demanda não só a descaracterização do universo escolar como também evidencia os interesses individuais de cada educando.