Imagem de fundo

O Planejamento Educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e ...

O Planejamento Educacional é um processo contínuo que se preocupa com o para onde ir e quais as maneiras adequadas para chegar lá, tendo em vista a situação presente e possibilidades futuras, para que o desenvolvimento da educação atenda tanto as necessidades do desenvolvimento da sociedade, quanto as do indivíduo. Assim, é correto afirmar que o planejamento:

A

deve estabelecer as condições necessárias para o aperfeiçoamento dos fatores que influem diretamente sobre a eficiência do sistema educacional e alcançar maior coerência interna na determinação dos objetivos e nos meios mais adequados para atingi-los.

B

implica necessariamente a participação de todos os elementos envolvidos no processo, sendo prescindível a busca da unidade entre teoria e prática.

C

é aquele que visa objetivos abstratos com a utilização de linhas interruptas de pensamento, mas flexíveis o bastante para tomar caminhos diferenciados sem perder a direção.

D

deve relacionar, parcialmente, o desenvolvimento do sistema educacional com o desenvolvimento econômico e social, e, integralmente, com o desenvolvimento partidário e cultural de cada região, bem como conciliar e aperfeiçoar a eficiência interna e externa do sistema.

E

é um elemento que integra a escola e o contexto social e, em virtude disso, é necessário que se paute no estudo presumido da escola em relação ao contexto, o que demanda não só a descaracterização do universo escolar como também evidencia os interesses individuais de cada educando.