Imagem de fundo

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1....

Conforme o Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do Professor Alfabetizador – 1.ª série e com base nos resultados apresentados nas atividades de sondagem, é correto afirmar que o professor dessa turma deve trabalhar

A

situações didáticas que favoreçam a reflexão sobre o funcionamento do sistema, por exemplo: que as crianças escrevam e interpretem seus escritos, justificando quantas e quais letras utilizou.

B

projetos, envolvendo, por exemplo, cantigas populares, para que as crianças possam tomar contato com esse rico universo cultural.

C

exercícios que preparem a criança para começar a entrar em contato com o mundo da escrita, começando com a apresentação e fixação de cada vogal com as consoantes simples.

D

momentos de leitura compartilhada, seguida de reescrita dos textos conhecidos, individualmente. Esse procedimento faz com que o aluno coloque em jogo todo seu conhecimento sobre a linguagem escrita.

E

atividades de escrita, como a letra de uma cantiga, uma quadrinha, uma parlenda que tenha como objetivo que os alunos escrevam convencionalmente.