Imagem de fundo

“Segundo Vasconcellos (2000) (...), o planejamento enquanto construção‐transforma...

“Segundo Vasconcellos (2000) (...), o planejamento enquanto construção‐transformação de representações é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir à tona, fazer acontecer, concretizar e, para isto, é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo. Nesse sentido, é de suma importância para um bom andamento e desenvolvimento das atividades em sala de aula, o plano de aula elaborado pelos docentes.”

Acerca do plano de aula, assinale a afirmativa INCORRETA.

A
É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer. Evita o improviso sendo um norte para as ações educacionais.
B
É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas. Serve para evitar o improviso sendo um norte para as ações educacionais, sendo a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento escolar.
C
Tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática, mas deve ser um documento rígido e absoluto, pois é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, deve estar organizado didaticamente para todos os desafios e contradições.
D
Deve levar em consideração na sua elaboração, em primeiro lugar, que a aula é um período de tempo variável e que o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases, ou seja, a preparação e apresentação dos objetivos; conteúdos e tarefas; desenvolvimento do conteúdo; consolidação (fixação, exercícios, recapitulação, sistematização); síntese integradora e aplicação e avaliação.