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A avaliação formativa tem um único propósito: ajudar o aluno a melhorar o seu desempenh...

A avaliação formativa tem um único propósito: ajudar o aluno a melhorar o seu desempenho. Sendo assim, na sala de aula, as decisões a serem tomadas em face de uma avaliação formativa, dependendo do tipo de erro, da quantidade de alunos que apresentam deficiências e das condições de trabalho, tempo e materiais de que dispõe, caberá ao professor, EXCETO:



A

Dar mais atividades, exercícios de reforço para serem feitos na classe ou em casa.

B

Dar mais explicações, repetindo a explicação anterior ou explicando de forma diferente, na classe.

C

Programar atividades paralelas de reforço – que poderão ser ministradas pelo professor, por outros professores, por colegas (tutoria, atividade colaborativa) ou por voluntários, em contraturno.

D

Desconsiderar os objetivos e programas, uma vez que não se pode ajustar a programação já determinada pelos órgãos competentes.

E

Fazer um diagnóstico correto das dificuldades apresentadas pelos alunos.